Esta ausência representa um revés significativo para a estrutura defensiva da equipa orientada por Rui Borges em várias frentes competitivas.
A lesão ocorreu durante o jogo da Liga dos Campeões frente ao Marselha, no qual Debast saiu com queixas na coxa esquerda aos 80 minutos.
Após ser avaliado pelo departamento médico do clube e entregue à Unidade de Performance, o diagnóstico confirmou uma lesão muscular que exige uma paragem estimada de um mês, com o regresso a ser provável apenas após a próxima pausa para as seleções.
A notícia da paragem coincidiu com o 22.º aniversário do jogador. A ausência do internacional belga será sentida num período decisivo da temporada, com o clube a listar cinco jogos importantes que o defesa irá falhar: as partidas da Primeira Liga contra Tondela, Alverca e Santa Clara, o encontro da Taça da Liga, também frente ao Alverca, e o duelo da Liga dos Campeões contra a Juventus.
A ausência de Debast obriga a uma reorganização no eixo defensivo, sendo a promoção de Ousmane Diomande ao onze inicial a solução mais provável para colmatar a vaga deixada pelo belga, que tem sido uma peça fundamental na equipa leonina, somando 13 jogos na presente época.














