O internacional brasileiro sofreu um revés na recuperação de uma lesão no gémeo posterior da perna direita, e a sua paragem deverá prolongar-se por aproximadamente mais um mês. A lesão inicial, contraída no final de setembro, já mantinha o jogador afastado dos relvados há cerca de um mês. A expectativa de um regresso para o confronto com o rival de Madrid foi gorada quando o jogador se deslocou à Cidade Desportiva Joan Gamper mas não participou no treino, saindo antes da sessão.
Fontes confirmam que o extremo está "praticamente fora" do clássico.
A sua ausência é um golpe significativo para o ataque do Barcelona, orientado por Hansi Flick, que perde uma das suas principais armas ofensivas.
Raphinha vinha a ter um bom início de temporada, com três golos e duas assistências em sete jogos.
Para além de Raphinha, o defesa Jules Koundé também falhou o treino por motivos físicos, aumentando as preocupações no plantel catalão. Em sentido contrário, surgiram sinais positivos relativamente a Ferran Torres e Frenkie de Jong, que parecem estar a superar os seus problemas físicos, embora a ausência de Raphinha continue a ser a principal dor de cabeça para a equipa técnica antes de um dos jogos mais importantes da época.













