A sua disponibilidade é uma notícia positiva para Roberto Martínez, que já enfrenta várias baixas no plantel.

O médio do Paris Saint-Germain falhou o treino de relvado na terça-feira, tendo realizado apenas trabalho de ginásio devido a sequelas de um pisão sofrido no último jogo pelo seu clube.

A sua ausência inicial levantou dúvidas sobre a sua utilização no jogo em Dublin, uma preocupação ampliada pela suspensão de Bruno Fernandes, que já limitava as opções para o meio-campo. No entanto, as indicações eram de que não se tratava de uma lesão grave.

A confirmação da sua recuperação chegou na quarta-feira, quando Vitinha integrou o treino com o restante grupo sem quaisquer limitações, na última sessão de trabalho na Cidade do Futebol antes da viagem para a Irlanda.

A sua reintegração foi a "grande novidade" do treino e permitiu a Roberto Martínez contar com todos os jogadores disponíveis no relvado.

A aptidão de Vitinha é, por isso, um alívio para o selecionador, que assim mantém uma das suas peças importantes para uma zona nevrálgica do terreno, num jogo que pode garantir a qualificação direta de Portugal para o Mundial de 2026.