A sua potencial ausência para o encontro do campeonato contra o Estoril gerou incerteza na equipa técnica.
O médio argentino sofreu um «traumatismo no joelho esquerdo» durante a primeira parte do jogo contra o Nice, o que levou à sua substituição ao intervalo. O treinador Francesco Farioli descreveu o lance como um «golpe muito forte», acrescentando que o jogador estava «a coxear no fim» da primeira parte.
Nos dias seguintes, Varela iniciou um regime de tratamento e treino à parte do restante plantel, sendo a sua recuperação acompanhada com grande expectativa. No último treino antes do jogo com o Estoril, surgiram sinais positivos, com o jogador a realizar «treino integrado, embora de forma condicionada». Apesar desta evolução, Farioli manteve a cautela na sua conferência de imprensa, afirmando que a disponibilidade de Varela, assim como de outros «dois ou três jogadores com problemas», seria avaliada apenas horas antes da partida.
A situação evidenciou a importância do médio na estrutura da equipa portista e os desafios impostos por um calendário competitivo exigente, que obriga o departamento médico a um trabalho «arduamente» para recuperar os atletas a tempo dos compromissos da Liga.














