Esta alteração, com efeito a partir de 1 de agosto, foi desenhada para compensar os contribuintes pelo imposto retido a mais entre janeiro e julho, uma vez que as novas taxas de IRS, aprovadas a meio do ano pelo Parlamento, têm efeitos retroativos. Assim, as taxas de retenção para agosto e setembro serão “excecionalmente mais baixas”. A partir de outubro, entrarão em vigor novas tabelas que, embora com taxas superiores às do verão, serão ainda inferiores às aplicadas no primeiro semestre. Para os pensionistas, a isenção nos próximos dois meses aplica-se a reformas até 1.116 euros (para não casados ou casados com dois titulares) ou 1.152 euros (casado, único titular). Contudo, fiscalistas e a própria Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, alertam que este alívio imediato poderá resultar num reembolso menor ou mesmo na necessidade de pagar imposto no acerto final em 2026. A governante defende que “isso é bom: significa que as pessoas têm o seu dinheiro no seu bolso antecipadamente”.
Novas tabelas de IRS isentam salários até 1.136 euros em agosto e setembro
O Governo publicou as novas tabelas de retenção na fonte do IRS, que trarão um alívio fiscal imediato para trabalhadores e pensionistas nos meses de agosto e setembro. A medida mais impactante é a isenção total de retenção para salários brutos mensais até 1.136 euros para trabalhadores solteiros ou casados em que ambos os cônjuges auferem rendimentos.



Artigos
3
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





