O setor privado, que inclui empresas e famílias, viu o seu endividamento crescer 3,5 mil milhões de euros, para um total de 465,1 mil milhões. Este aumento foi impulsionado pelo crédito às empresas privadas, que subiu 2,3 mil milhões de euros, e pelo endividamento dos particulares, que cresceu 1,2 mil milhões, “principalmente por via do crédito à habitação”. A taxa de variação anual do endividamento dos particulares acelerou para 6,1%, o valor mais alto desde o início da série em 2008. Por sua vez, o endividamento do setor público aumentou 4,4 mil milhões de euros, para 374,1 mil milhões. Este crescimento deveu-se, sobretudo, à aquisição de títulos de dívida pública de longo prazo por não residentes, que representou um acréscimo de 3,4 mil milhões de euros. Adicionalmente, a dívida pública cresceu junto de outras administrações públicas, particulares (através da subscrição de certificados de aforro) e empresas não financeiras.
Endividamento da economia portuguesa sobe para 839,1 mil milhões de euros em maio
O endividamento do setor não financeiro, que agrega administrações públicas, empresas e particulares, aumentou 7,9 mil milhões de euros em maio, atingindo um total de 839,1 mil milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal. Este crescimento reflete um aumento da dívida tanto no setor público como no privado.



Artigos
3
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





