A taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito permanece assim nos 2,00%, o nível mais baixo desde o início de 2023, enquanto as taxas das operações principais de refinanciamento e da facilidade permanente de cedência de liquidez se mantêm em 2,15% e 2,40%, respetivamente. A decisão do Conselho de Governadores, descrita como unânime, quebra um ciclo de oito descidas desde junho de 2024, quando a taxa de depósito atingiu um pico de 4,0%. A presidente do BCE, Christine Lagarde, justificou a medida afirmando que a instituição está agora numa posição de “esperar para ver”, dado que a inflação na Zona Euro atingiu a meta de 2% em junho. “Pode dizer-se que estamos em pausa”, admitiu Lagarde, acrescentando que “encerramos o ciclo desinflacionário com o qual lutamos nos últimos meses”. A decisão foi sustentada pela contínua diminuição das pressões sobre os preços internos, com os salários a crescerem mais lentamente. Em linha com este cenário, os analistas do BCE reviram em baixa a projeção da inflação para 2% em 2025 e 1,8% em 2026, enquanto a previsão de crescimento do PIB para 2025 foi revista em alta para 1,1%. Contudo, Lagarde sublinhou que o ambiente económico permanece “excecionalmente incerto, especialmente devido aos conflitos comerciais”, e pediu uma “solução rápida para as incertezas comerciais”. Embora os mercados já antecipassem a pausa, a possibilidade de um novo corte de 25 pontos base até ao final do ano permanece em aberto, dependendo da evolução dos dados económicos.
BCE interrompe ciclo de cortes e mantém taxa de juro de referência em 2%
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as suas taxas de juro diretoras inalteradas, assinalando uma pausa após um ciclo de sete cortes consecutivos. Esta decisão reflete um cenário de inflação controlada, mas também de incerteza económica acentuada pelas tensões comerciais globais.



Artigos
34
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





