O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que existe uma probabilidade de “50-50” de se alcançar um acordo, enquanto fontes diplomáticas europeias se mostram otimistas, sugerindo que um entendimento semelhante ao alcançado com o Japão está próximo. Esse acordo prevê uma tarifa de 15% sobre a maioria dos produtos, com isenções para setores como a aeronáutica, bebidas espirituosas e alguns medicamentos. Este valor representa uma redução significativa face à ameaça inicial de Trump de impor taxas de 30% sobre os bens europeus. A Comissão Europeia, embora mantenha um “diálogo intenso” com Washington, já adotou uma lista de contramedidas no valor de 93 mil milhões de euros, que entrará em vigor a 7 de agosto caso as negociações falhem. Esta lista resulta da fusão de dois pacotes: um de 21 mil milhões de euros, em resposta às tarifas sobre aço e alumínio, e um segundo de 72 mil milhões, que abrange bens industriais e agroalimentares. O porta-voz do executivo comunitário, Olof Gill, afirmou que “um resultado está ao nosso alcance e estamos a trabalhar com toda a nossa força para o concretizar”. A incerteza em torno das tarifas já está a ter impacto económico, com a presidente do BCE, Christine Lagarde, a apelar a uma resolução rápida para estabilizar os mercados.
Guerra comercial: EUA e UE negoceiam tarifas de 15% enquanto Bruxelas prepara retaliação de 93 mil milhões
A uma semana do prazo final de 1 de agosto, as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia intensificam-se, com a possibilidade de um acordo para uma tarifa base de 15% a ganhar força. Em paralelo, Bruxelas prepara um pacote de retaliação de 93 mil milhões de euros, sinalizando a complexidade e o elevado risco económico do impasse.



Artigos
20
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





