Em contraciclo, as vendas de veículos eletrificados — que incluem 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais — continuam a crescer a um ritmo robusto. No primeiro semestre, os híbridos convencionais cresceram 17,1%, representando já 34,8% do mercado, enquanto os BEV aumentaram 22%, atingindo uma quota de 15,6%. Os PHEV também registaram uma recuperação, com um crescimento de 19,5% e uma quota de 8,4%. Em conjunto, as motorizações eletrificadas representaram cerca de 61,2% do total das vendas no primeiro semestre. A Volkswagen destacou-se como a marca de elétricos mais vendida desde março, com um aumento de 78% nas vendas até junho. Em contrapartida, a Tesla, apesar de manter o Model Y como o elétrico mais vendido, viu as suas entregas caírem 33% no mesmo período. A ACEA alerta que, apesar do crescimento, a quota de mercado dos elétricos (15,6%) ainda está longe da meta de 20-22% estimada como necessária para cumprir os objetivos de emissões de CO2 para 2025.
Mercado automóvel europeu em queda de 7,3% em junho, mas eletrificados continuam a crescer
O mercado automóvel europeu registou uma forte queda de 7,3% em junho, contribuindo para um recuo acumulado de 1,9% no primeiro semestre de 2025. Os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) mostram que os principais mercados, como Alemanha, França e Itália, registaram quebras significativas, arrastando o desempenho geral do continente.



Artigos
10
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





