Em contraciclo, as vendas de veículos eletrificados — que incluem 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais — continuam a crescer a um ritmo robusto. No primeiro semestre, os híbridos convencionais cresceram 17,1%, representando já 34,8% do mercado, enquanto os BEV aumentaram 22%, atingindo uma quota de 15,6%. Os PHEV também registaram uma recuperação, com um crescimento de 19,5% e uma quota de 8,4%. Em conjunto, as motorizações eletrificadas representaram cerca de 61,2% do total das vendas no primeiro semestre. A Volkswagen destacou-se como a marca de elétricos mais vendida desde março, com um aumento de 78% nas vendas até junho. Em contrapartida, a Tesla, apesar de manter o Model Y como o elétrico mais vendido, viu as suas entregas caírem 33% no mesmo período. A ACEA alerta que, apesar do crescimento, a quota de mercado dos elétricos (15,6%) ainda está longe da meta de 20-22% estimada como necessária para cumprir os objetivos de emissões de CO2 para 2025.
