menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 26, 2025

Novas tabelas de IRS trazem alívio imediato mas podem reduzir reembolsos em 2026

O Governo publicou as novas tabelas de retenção na fonte do IRS, que trarão um aumento do rendimento líquido para trabalhadores e pensionistas já a partir de agosto, embora com o risco de reembolsos menores ou mesmo imposto a pagar em 2026. A medida, que reflete a descida do IRS aprovada no Parlamento com efeitos retroativos a janeiro, isenta de retenção os salários brutos até 1.136 euros e as pensões até 1.116 euros durante os meses de agosto e setembro.

News ImageNews ImageNews Image

Esta isenção temporária e as taxas excecionalmente baixas para os restantes escalões nestes dois meses visam compensar os contribuintes pelo imposto retido a mais desde o início do ano. A partir de outubro, entrarão em vigor tabelas regulares, ainda com taxas inferiores às praticadas até julho, mas sem o efeito retroativo. Por exemplo, um trabalhador solteiro com um salário de 1.500 euros, que retinha 186 euros, passará a reter apenas 8 euros em agosto e setembro, e 181 euros a partir de outubro. Simulações da consultora PwC indicam que, devido a esta menor retenção anual, um contribuinte com este salário, que antes teria um reembolso, poderá ter de pagar 126 euros ao Estado em 2026. A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, alerta que, tal como em 2024, poderá haver uma “surpresa generalizada sobre o valor a receber”. O Ministério do Trabalho confirmou que a Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações aplicarão as novas tabelas já nas pensões de agosto. As empresas que não consigam adaptar os seus sistemas a tempo poderão fazer os acertos até ao final do ano.

ai briefingEm resumo
As novas tabelas de IRS proporcionam um alívio financeiro imediato nos próximos meses, isentando os rendimentos mais baixos de retenção em agosto e setembro. No entanto, esta antecipação de rendimento resultará, para muitos contribuintes, numa diminuição do reembolso ou na necessidade de pagar imposto adicional no acerto de contas de 2026.

Artigos

42
Close