Esta isenção temporária e as taxas excecionalmente baixas para os restantes escalões nestes dois meses visam compensar os contribuintes pelo imposto retido a mais desde o início do ano. A partir de outubro, entrarão em vigor tabelas regulares, ainda com taxas inferiores às praticadas até julho, mas sem o efeito retroativo. Por exemplo, um trabalhador solteiro com um salário de 1.500 euros, que retinha 186 euros, passará a reter apenas 8 euros em agosto e setembro, e 181 euros a partir de outubro. Simulações da consultora PwC indicam que, devido a esta menor retenção anual, um contribuinte com este salário, que antes teria um reembolso, poderá ter de pagar 126 euros ao Estado em 2026. A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, alerta que, tal como em 2024, poderá haver uma “surpresa generalizada sobre o valor a receber”. O Ministério do Trabalho confirmou que a Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações aplicarão as novas tabelas já nas pensões de agosto. As empresas que não consigam adaptar os seus sistemas a tempo poderão fazer os acertos até ao final do ano.
Novas tabelas de IRS trazem alívio imediato mas podem reduzir reembolsos em 2026
O Governo publicou as novas tabelas de retenção na fonte do IRS, que trarão um aumento do rendimento líquido para trabalhadores e pensionistas já a partir de agosto, embora com o risco de reembolsos menores ou mesmo imposto a pagar em 2026. A medida, que reflete a descida do IRS aprovada no Parlamento com efeitos retroativos a janeiro, isenta de retenção os salários brutos até 1.136 euros e as pensões até 1.116 euros durante os meses de agosto e setembro.



Artigos
42
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





