Num comunicado divulgado esta semana, a gigante que detém marcas como Peugeot, Fiat e Chrysler confirmou a estimativa de perdas, detalhando que as receitas caíram para 74.261 milhões de euros. Esta quebra foi "principalmente conduzida pelas regiões da América do Norte e a Europa Alargada". Para além do impacto direto das tarifas, que no primeiro semestre ascendeu a 300 milhões de euros, os resultados foram penalizados por "taxas de câmbio desfavoráveis" e pela diminuição do volume no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros. Os custos de reestruturação somaram 522 milhões de euros, enquanto a campanha de correção dos airbags Takata representou um encargo de 239 milhões. A descontinuação do programa de célula de combustível acrescentou um peso de 733 milhões de euros às contas. O recém-empossado CEO, Antonio Filosa, reconheceu que 2025 "está a mostrar-se um ano difícil, mas também de melhorias graduais", apontando para sinais de progresso em comparação com o segundo semestre do ano passado. Para a segunda metade do ano, o grupo espera uma melhoria, antecipando uma margem de resultado operacional na ordem de um dígito.
Stellantis Regista Prejuízo de 2,3 Mil Milhões de Euros no Semestre
O grupo automóvel Stellantis registou um prejuízo de 2.256 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, uma inversão drástica face ao lucro de 5.646 milhões de euros obtido no período homólogo de 2024. A empresa atribui os maus resultados à quebra de 13% nas receitas e ao impacto negativo das tarifas norte-americanas, estimado em 1.500 milhões de euros para o ano completo.



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