menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 4, 2025

Indústria automóvel ocidental regista perdas de 4,6 mil milhões de euros com tarifas

As tarifas comerciais impostas pela administração Trump já causaram um impacto de mais de 4,6 mil milhões de euros nos balanços das principais construtoras automóveis europeias e norte-americanas durante o primeiro semestre.

News ImageNews ImageNews Image

Este valor, que subestima o impacto real, reflete os custos adicionais com sobretaxas em veículos e componentes, aprofundando a crise no setor automóvel ocidental num mercado global cada vez mais competitivo.

O grupo Volkswagen foi o mais afetado, com um rombo de 1,3 mil milhões de euros nas suas contas semestrais, contribuindo para uma queda de 36,6% no lucro líquido. A Stellantis registou um prejuízo de 300 milhões de euros no semestre, prevendo que o valor ascenda a 1,5 mil milhões no final do ano, o que já resultou em perdas de 2,3 mil milhões de euros no primeiro semestre. Outros grupos europeus, como a Mercedes-Benz e a Volvo Car, reportaram impactos de 362 milhões de euros e mil milhões de euros, respetivamente. Do lado americano, a Ford estimou o impacto das tarifas no seu lucro operacional do segundo trimestre em 691 milhões de euros, enquanto a General Motors registou um impacto de 965 milhões de euros no mesmo período.

O recente acordo entre a UE e os EUA, que fixa a tarifa em 15%, trouxe alguma previsibilidade, levando a Ferrari a eliminar o risco de 50 pontos-base que tinha previsto para as suas margens.

No entanto, a BMW, sem detalhar o valor, espera uma redução de 1,25 pontos percentuais na margem EBIT da sua divisão automóvel devido às tarifas.

ai briefingEm resumo
As tarifas comerciais impostas pelos EUA resultaram num impacto superior a 4,6 mil milhões de euros para a indústria automóvel no primeiro semestre, com perdas significativas para grupos como Volkswagen, Stellantis, Ford e General Motors, agravando a pressão sobre a rentabilidade do setor.

Artigos

5

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close