
Turismo contribui com 34 mil milhões de euros para a economia portuguesa em 2024
A atividade turística em Portugal gerou um contributo total de 34 mil milhões de euros para a economia em 2024, o que corresponde a 11,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Estes dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mantêm o peso do setor em linha com o valor de 2023 (12%) e demonstram um dinamismo superior ao da economia nacional. Apesar de um abrandamento no seu contributo para o crescimento real do PIB, que passou de 48% em 2023 para 15% em 2024, o setor continua a expandir-se a um ritmo superior ao da economia no seu todo. O Valor Acrescentado Bruto gerado pelo Turismo (VABGT) totalizou 20,1 mil milhões de euros, mantendo a sua importância relativa no VAB nacional em 8,1%. O consumo turístico no território económico (CTTE) atingiu 47,2 mil milhões de euros, representando 16,6% do PIB. A análise do INE destaca também o impacto do setor no emprego, que entre 2021 e 2022 cresceu 14,2%, representando 9,8% do total do emprego nacional. No entanto, as remunerações no turismo permanecem abaixo da média nacional, correspondendo a 91,1% do valor médio do país. Em comparação com outros países europeus, Portugal manteve em 2023 a segunda posição no que se refere à importância relativa da procura turística no PIB (16,6%), apenas atrás da Islândia (18,9%), refletindo a forte recuperação do setor no período pós-pandemia.



Artigos
7






Economia
Ver mais
Tarifas dos EUA sobem para média de 20,1%
As tarifas aplicadas pelos Estados Unidos atingiram uma média de 20,1% após a entrada em vigor de novos impostos para dezenas de países na quinta-feira, de acordo com cálculos atualizados da OMC e do FMI divulgados hoje.

Verão? Cabaz 'extra' custa 51,28 euros: "Quase 10% mais caro" desde 2024
A análise da DECO PROTeste ao cabaz alimentar de verão desta semana dá conta de que o cabaz tem um valor de 51,28 euros, sendo que está "quase 10% mais caro desde o ano passado". Os produtos que mais encareceram foram o tomate chucha, a cebola e a batata vermelha.

"Condições injustas e preços excessivos"? 10 mil hotéis processam Booking
De 2004 a 2024, os hotéis dizem ter sofrido grande pressão, por parte do Booking, para que não oferecerem preços mais baratos em nenhum outro lado, incluindo nos próprios sites.

Trabalhadores da PSA Sines e Labor Sines fazem nova greve parcial
Os trabalhadores da PSA Sines e da LaborSines, no Terminal XXI do Porto de Sines, no distrito de Setúbal, vão avançar com nova greve parcial, em dois períodos, e paralisações nas últimas duas horas de cada turno.