Turismo contribui com 34 mil milhões de euros para a economia portuguesa em 2024
A atividade turística em Portugal gerou um contributo total de 34 mil milhões de euros para a economia em 2024, o que corresponde a 11,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Estes dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mantêm o peso do setor em linha com o valor de 2023 (12%) e demonstram um dinamismo superior ao da economia nacional. Apesar de um abrandamento no seu contributo para o crescimento real do PIB, que passou de 48% em 2023 para 15% em 2024, o setor continua a expandir-se a um ritmo superior ao da economia no seu todo. O Valor Acrescentado Bruto gerado pelo Turismo (VABGT) totalizou 20,1 mil milhões de euros, mantendo a sua importância relativa no VAB nacional em 8,1%. O consumo turístico no território económico (CTTE) atingiu 47,2 mil milhões de euros, representando 16,6% do PIB. A análise do INE destaca também o impacto do setor no emprego, que entre 2021 e 2022 cresceu 14,2%, representando 9,8% do total do emprego nacional. No entanto, as remunerações no turismo permanecem abaixo da média nacional, correspondendo a 91,1% do valor médio do país. Em comparação com outros países europeus, Portugal manteve em 2023 a segunda posição no que se refere à importância relativa da procura turística no PIB (16,6%), apenas atrás da Islândia (18,9%), refletindo a forte recuperação do setor no período pós-pandemia.



Artigos
7Economia
Ver mais
Num contexto de crescente interesse pelo investimento, o educador financeiro Daniel Rocha destaca um guia simples e prático para quem quer dar os primeiros passos com segurança e clareza. Leia mais artigos em https://foreveryoung.sapo.pt

O café, o peixe, a carne e os ovos estão entre os produtos cujo valor mais subiu nas últimas semanas. The post Ir às compras está (ainda) mais caro — preço do cabaz básico volta a subir appeared first on New in Braga.

A fintech portuguesa Pagaqui lançou o SmartEye, uma solução baseada em inteligência artificial que reconhece automaticamente os dados de pagamento, reduzindo erros e tempo de processamento. A tecnologia estará disponível nos mais de 2500 pontos de venda da rede Pagaqui em todo o país. O post Pagaqui simplifica pagamentos no comércio local com IA aparece primeiro no PME Magazine.

A União das Freguesias de Vilar e Mosteiró é a única parte do município de Vila do Conde que integra o anexo do despacho do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes (imagem em baixo), que reconhece como “catástrofe natural (…) o conjunto de incêndios rurais ocorridos entre 2 de maio e 15 de […]







