
Turismo contribui com 34 mil milhões de euros para a economia portuguesa em 2024
A atividade turística em Portugal gerou um contributo total de 34 mil milhões de euros para a economia em 2024, o que corresponde a 11,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Estes dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mantêm o peso do setor em linha com o valor de 2023 (12%) e demonstram um dinamismo superior ao da economia nacional. Apesar de um abrandamento no seu contributo para o crescimento real do PIB, que passou de 48% em 2023 para 15% em 2024, o setor continua a expandir-se a um ritmo superior ao da economia no seu todo. O Valor Acrescentado Bruto gerado pelo Turismo (VABGT) totalizou 20,1 mil milhões de euros, mantendo a sua importância relativa no VAB nacional em 8,1%. O consumo turístico no território económico (CTTE) atingiu 47,2 mil milhões de euros, representando 16,6% do PIB. A análise do INE destaca também o impacto do setor no emprego, que entre 2021 e 2022 cresceu 14,2%, representando 9,8% do total do emprego nacional. No entanto, as remunerações no turismo permanecem abaixo da média nacional, correspondendo a 91,1% do valor médio do país. Em comparação com outros países europeus, Portugal manteve em 2023 a segunda posição no que se refere à importância relativa da procura turística no PIB (16,6%), apenas atrás da Islândia (18,9%), refletindo a forte recuperação do setor no período pós-pandemia.



Artigos
7






Economia
Ver mais
O encontro entre o jornalismo e as agências
O Co.Lab conta histórias para marcas com a força do jornalismo. No episódio, Mafalda Amâncio, Account Director & Co.lab Supervisor, fala sobre o departamento que junta o Observador a agência Fullsix.

Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado
Plano nacional será apresentado em novembro O conteúdo Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado aparece primeiro em O MINHO.

Sistema fiscal português continua a ser visto como obstáculo ao investimento, diz Deloitte
As empresas nacionais acreditam que a política fiscal do Governo pode vir a impulsionar o desenvolvimento e favorecer a competitividade das empresas portuguesas.

AICEP lança livraria digital especializada no apoio à internacionalização das empresas
Com a Livraria Digital, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal diz que reforça a sua missão de promover a internacionalização da economia portuguesa e apoiar as empresas, em particular as PME, na expansão para novos mercados.