Turismo contribui com 34 mil milhões de euros para a economia portuguesa em 2024
A atividade turística em Portugal gerou um contributo total de 34 mil milhões de euros para a economia em 2024, o que corresponde a 11,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Estes dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mantêm o peso do setor em linha com o valor de 2023 (12%) e demonstram um dinamismo superior ao da economia nacional. Apesar de um abrandamento no seu contributo para o crescimento real do PIB, que passou de 48% em 2023 para 15% em 2024, o setor continua a expandir-se a um ritmo superior ao da economia no seu todo. O Valor Acrescentado Bruto gerado pelo Turismo (VABGT) totalizou 20,1 mil milhões de euros, mantendo a sua importância relativa no VAB nacional em 8,1%. O consumo turístico no território económico (CTTE) atingiu 47,2 mil milhões de euros, representando 16,6% do PIB. A análise do INE destaca também o impacto do setor no emprego, que entre 2021 e 2022 cresceu 14,2%, representando 9,8% do total do emprego nacional. No entanto, as remunerações no turismo permanecem abaixo da média nacional, correspondendo a 91,1% do valor médio do país. Em comparação com outros países europeus, Portugal manteve em 2023 a segunda posição no que se refere à importância relativa da procura turística no PIB (16,6%), apenas atrás da Islândia (18,9%), refletindo a forte recuperação do setor no período pós-pandemia.



Artigos
7
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





