Dívida pública portuguesa sobe para 98,1% do PIB no segundo trimestre
O rácio da dívida pública portuguesa em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) situou-se em 98,1% no final do segundo trimestre de 2025, registando um aumento de 1,7 pontos percentuais face ao trimestre anterior. Apesar desta subida trimestral, o valor representa uma descida de 2,2 pontos percentuais em termos homólogos, comparando com os 100,3% registados no mesmo período de 2024. De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), o valor absoluto da dívida pública na ótica de Maastricht atingiu um novo máximo de 287 mil milhões de euros em junho, um aumento de 2,5 mil milhões de euros face a maio. Este crescimento reflete principalmente o aumento dos títulos de dívida de longo prazo (+2,1 mil milhões de euros), bem como dos empréstimos e das responsabilidades em depósitos. A subida do rácio trimestral acontece num contexto em que a economia portuguesa cresceu 1,9% em termos homólogos e 0,6% em cadeia no segundo trimestre, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE). O BdP informou ainda que, deduzidos os ativos em depósitos das administrações públicas, que totalizaram 28,2 mil milhões de euros, a dívida pública líquida diminuiu 1,5 mil milhões de euros em junho, para 258,8 mil milhões de euros. A evolução da dívida pública continua a ser um indicador macroeconómico crucial, com o Governo a manter o objetivo de reduzir o seu peso na economia, apesar das flutuações de curto prazo.



Artigos
6Economia
Ver mais
Num contexto de crescente interesse pelo investimento, o educador financeiro Daniel Rocha destaca um guia simples e prático para quem quer dar os primeiros passos com segurança e clareza. Leia mais artigos em https://foreveryoung.sapo.pt

O café, o peixe, a carne e os ovos estão entre os produtos cujo valor mais subiu nas últimas semanas. The post Ir às compras está (ainda) mais caro — preço do cabaz básico volta a subir appeared first on New in Braga.

A fintech portuguesa Pagaqui lançou o SmartEye, uma solução baseada em inteligência artificial que reconhece automaticamente os dados de pagamento, reduzindo erros e tempo de processamento. A tecnologia estará disponível nos mais de 2500 pontos de venda da rede Pagaqui em todo o país. O post Pagaqui simplifica pagamentos no comércio local com IA aparece primeiro no PME Magazine.

A União das Freguesias de Vilar e Mosteiró é a única parte do município de Vila do Conde que integra o anexo do despacho do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes (imagem em baixo), que reconhece como “catástrofe natural (…) o conjunto de incêndios rurais ocorridos entre 2 de maio e 15 de […]






