
Dívida pública portuguesa sobe para 98,1% do PIB no segundo trimestre
O rácio da dívida pública portuguesa em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) situou-se em 98,1% no final do segundo trimestre de 2025, registando um aumento de 1,7 pontos percentuais face ao trimestre anterior. Apesar desta subida trimestral, o valor representa uma descida de 2,2 pontos percentuais em termos homólogos, comparando com os 100,3% registados no mesmo período de 2024. De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), o valor absoluto da dívida pública na ótica de Maastricht atingiu um novo máximo de 287 mil milhões de euros em junho, um aumento de 2,5 mil milhões de euros face a maio. Este crescimento reflete principalmente o aumento dos títulos de dívida de longo prazo (+2,1 mil milhões de euros), bem como dos empréstimos e das responsabilidades em depósitos. A subida do rácio trimestral acontece num contexto em que a economia portuguesa cresceu 1,9% em termos homólogos e 0,6% em cadeia no segundo trimestre, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE). O BdP informou ainda que, deduzidos os ativos em depósitos das administrações públicas, que totalizaram 28,2 mil milhões de euros, a dívida pública líquida diminuiu 1,5 mil milhões de euros em junho, para 258,8 mil milhões de euros. A evolução da dívida pública continua a ser um indicador macroeconómico crucial, com o Governo a manter o objetivo de reduzir o seu peso na economia, apesar das flutuações de curto prazo.



Artigos
6





Economia
Ver mais
O encontro entre o jornalismo e as agências
O Co.Lab conta histórias para marcas com a força do jornalismo. No episódio, Mafalda Amâncio, Account Director & Co.lab Supervisor, fala sobre o departamento que junta o Observador a agência Fullsix.

Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado
Plano nacional será apresentado em novembro O conteúdo Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado aparece primeiro em O MINHO.

Sistema fiscal português continua a ser visto como obstáculo ao investimento, diz Deloitte
As empresas nacionais acreditam que a política fiscal do Governo pode vir a impulsionar o desenvolvimento e favorecer a competitividade das empresas portuguesas.

AICEP lança livraria digital especializada no apoio à internacionalização das empresas
Com a Livraria Digital, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal diz que reforça a sua missão de promover a internacionalização da economia portuguesa e apoiar as empresas, em particular as PME, na expansão para novos mercados.