
Dívida pública portuguesa sobe para 98,1% do PIB no segundo trimestre
O rácio da dívida pública portuguesa em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) situou-se em 98,1% no final do segundo trimestre de 2025, registando um aumento de 1,7 pontos percentuais face ao trimestre anterior. Apesar desta subida trimestral, o valor representa uma descida de 2,2 pontos percentuais em termos homólogos, comparando com os 100,3% registados no mesmo período de 2024. De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), o valor absoluto da dívida pública na ótica de Maastricht atingiu um novo máximo de 287 mil milhões de euros em junho, um aumento de 2,5 mil milhões de euros face a maio. Este crescimento reflete principalmente o aumento dos títulos de dívida de longo prazo (+2,1 mil milhões de euros), bem como dos empréstimos e das responsabilidades em depósitos. A subida do rácio trimestral acontece num contexto em que a economia portuguesa cresceu 1,9% em termos homólogos e 0,6% em cadeia no segundo trimestre, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE). O BdP informou ainda que, deduzidos os ativos em depósitos das administrações públicas, que totalizaram 28,2 mil milhões de euros, a dívida pública líquida diminuiu 1,5 mil milhões de euros em junho, para 258,8 mil milhões de euros. A evolução da dívida pública continua a ser um indicador macroeconómico crucial, com o Governo a manter o objetivo de reduzir o seu peso na economia, apesar das flutuações de curto prazo.



Artigos
6





Economia
Ver mais
Tarifas dos EUA sobem para média de 20,1%
As tarifas aplicadas pelos Estados Unidos atingiram uma média de 20,1% após a entrada em vigor de novos impostos para dezenas de países na quinta-feira, de acordo com cálculos atualizados da OMC e do FMI divulgados hoje.

Verão? Cabaz 'extra' custa 51,28 euros: "Quase 10% mais caro" desde 2024
A análise da DECO PROTeste ao cabaz alimentar de verão desta semana dá conta de que o cabaz tem um valor de 51,28 euros, sendo que está "quase 10% mais caro desde o ano passado". Os produtos que mais encareceram foram o tomate chucha, a cebola e a batata vermelha.

"Condições injustas e preços excessivos"? 10 mil hotéis processam Booking
De 2004 a 2024, os hotéis dizem ter sofrido grande pressão, por parte do Booking, para que não oferecerem preços mais baratos em nenhum outro lado, incluindo nos próprios sites.

Trabalhadores da PSA Sines e Labor Sines fazem nova greve parcial
Os trabalhadores da PSA Sines e da LaborSines, no Terminal XXI do Porto de Sines, no distrito de Setúbal, vão avançar com nova greve parcial, em dois períodos, e paralisações nas últimas duas horas de cada turno.