A confirmação destes valores consolida uma tendência de alívio, particularmente no gasóleo, que regista a quinta semana consecutiva de descida.
Preços dos combustíveis descem com gasóleo a recuar 3,5 cêntimos e gasolina 1,5 cêntimos
Os condutores portugueses podem contar com um alívio nos custos de abastecimento a partir da próxima segunda-feira, com previsões a apontarem para uma descida nos preços tanto do gasóleo como da gasolina. Esta redução acompanha a tendência de desvalorização dos preços do petróleo nos mercados internacionais. De acordo com fontes do setor, a previsão para a semana de 11 a 17 de agosto indica uma descida de 3,5 cêntimos por litro no preço do gasóleo simples e de 1,5 cêntimos por litro na gasolina simples 95. Com base nos preços médios de sexta-feira, 8 de agosto, que se situavam em 1,586 euros para o gasóleo e 1,706 euros para a gasolina, os novos valores médios deverão fixar-se em 1,551 euros por litro para o gasóleo e 1,691 euros por litro para a gasolina. Esta descida representa um alívio para os orçamentos familiares e para os custos operacionais das empresas, especialmente num período de férias de verão em que a mobilidade aumenta. A variação dos preços reflete o comportamento dos mercados internacionais de produtos petrolíferos e do euro, sendo que estes cálculos assumem a manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo, que incluem a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a compensação da receita adicional do IVA para mitigar o aumento dos preços.



Artigos
10
Naquela que é a 12.ª edição da iniciativa, a consultora vai distribuir acima de 200 mil euros para o financiamento de projetos de várias organizações sem fins lucrativos, garantindo também acompanhamento e mentoria a cada um deles.

Há meio milhar de freguesias em que as populações levam, em média, mais de meia hora de carro para aceder a uma agência bancária, segundo dados do semanário Expresso. É o caso de Salir, no interior de Loulé, no Algarve, onde a Junta de Freguesia passou a oferecer transporte.

A chegada da DIGI a Portugal provocou um terramoto. Mas sabias que não precisas de trocar de cabos, furar paredes ou mudar de router para aproveitar os preços baixos? Se estás satisfeito com a qualidade da tua operadora atual, mas odeias o preço, este guia é para ti. Vamos ser honestos: nem toda a gente […] O conteúdo Não queres mudar para a DIGI? Usa como arma para cortar 30% na fatura aparece primeiro em Leak.

O ano de 2026 deverá ser marcado por um recuo da taxa de inflação para 2,1% e por um novo alívio no IRS, mas as famílias vão deparar-se com uma subida generalizada dos preços de alguns bens e serviços. Rendas, telecomunicações, bilhetes de transportes e portagens são alguns dos serviços que vão acompanhar ou mesmo […]







