
Exportações portuguesas para os EUA afundam quase 40% em junho
As exportações de bens de Portugal para os Estados Unidos registaram uma queda abrupta de 39,4% em junho, em termos homólogos, um mês antes da entrada em vigor das novas tarifas comerciais impostas pela administração norte-americana. Esta descida representa uma redução de 219 milhões de euros no valor das vendas para aquele que é o quarto principal cliente de Portugal. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a quebra foi liderada pela diminuição nas vendas de produtos químicos. Em junho de 2024, as exportações para os EUA atingiram 557 milhões de euros, valor que caiu para 338 milhões no mesmo mês de 2025. Esta contração acentuada contribuiu para o agravamento do défice da balança comercial portuguesa em junho, que atingiu 2.348 milhões de euros. A antecipação da aplicação das novas tarifas, que entraram em vigor a 7 de agosto, parece ter tido um efeito dissuasor no comércio bilateral, mesmo antes da sua implementação formal. O peso dos EUA nas exportações portuguesas tem vindo a crescer nos últimos anos, passando de 5% em 2019 para 6,8% em 2023, mas a nova política comercial norte-americana, que estabelece uma taxa de 15% para os produtos da União Europeia, poderá criar obstáculos significativos a esta tendência de crescimento, afetando a competitividade das empresas portuguesas no mercado americano.



Artigos
10









Economia
Ver mais
O encontro entre o jornalismo e as agências
O Co.Lab conta histórias para marcas com a força do jornalismo. No episódio, Mafalda Amâncio, Account Director & Co.lab Supervisor, fala sobre o departamento que junta o Observador a agência Fullsix.

Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado
Plano nacional será apresentado em novembro O conteúdo Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado aparece primeiro em O MINHO.

Sistema fiscal português continua a ser visto como obstáculo ao investimento, diz Deloitte
As empresas nacionais acreditam que a política fiscal do Governo pode vir a impulsionar o desenvolvimento e favorecer a competitividade das empresas portuguesas.

AICEP lança livraria digital especializada no apoio à internacionalização das empresas
Com a Livraria Digital, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal diz que reforça a sua missão de promover a internacionalização da economia portuguesa e apoiar as empresas, em particular as PME, na expansão para novos mercados.