Portugal recebe sexto pagamento do PRR no valor de 1,34 mil milhões de euros
A Comissão Europeia efetuou o sexto pagamento a Portugal no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), transferindo um montante de 1,34 mil milhões de euros. Com este desembolso, o país já recebeu um total de 11,4 mil milhões de euros, o que corresponde a 57% da dotação global de 22,2 mil milhões de euros atribuída a Portugal. O pagamento, composto por 851 milhões de euros em subvenções e 485 milhões de euros em empréstimos, foi desbloqueado após a verificação do cumprimento de 32 marcos e metas. Estas abrangem um vasto leque de reformas e investimentos em áreas consideradas estratégicas, como os cuidados de saúde, habitação, gestão de incêndios florestais, energias renováveis e a melhoria do ambiente empresarial. O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, destacou a importância deste marco, afirmando que "este pagamento não é apenas um número, é a prova de que Portugal está a executar o PRR de forma eficiente". O Governo já submeteu o sétimo pedido de pagamento a Bruxelas no final de junho, no valor de 1.064 milhões de euros, que está associado ao cumprimento de mais 27 marcos e metas. Com a concretização destes, a taxa de execução do PRR subiu para 47%. O total de pagamentos aos beneficiários finais atingiu 8.660 milhões de euros, o que corresponde a 39% da dotação total, com as empresas a serem as principais destinatárias dos fundos, recebendo 3.165 milhões de euros.



Artigos
5
Naquela que é a 12.ª edição da iniciativa, a consultora vai distribuir acima de 200 mil euros para o financiamento de projetos de várias organizações sem fins lucrativos, garantindo também acompanhamento e mentoria a cada um deles.

Há meio milhar de freguesias em que as populações levam, em média, mais de meia hora de carro para aceder a uma agência bancária, segundo dados do semanário Expresso. É o caso de Salir, no interior de Loulé, no Algarve, onde a Junta de Freguesia passou a oferecer transporte.

A chegada da DIGI a Portugal provocou um terramoto. Mas sabias que não precisas de trocar de cabos, furar paredes ou mudar de router para aproveitar os preços baixos? Se estás satisfeito com a qualidade da tua operadora atual, mas odeias o preço, este guia é para ti. Vamos ser honestos: nem toda a gente […] O conteúdo Não queres mudar para a DIGI? Usa como arma para cortar 30% na fatura aparece primeiro em Leak.

O ano de 2026 deverá ser marcado por um recuo da taxa de inflação para 2,1% e por um novo alívio no IRS, mas as famílias vão deparar-se com uma subida generalizada dos preços de alguns bens e serviços. Rendas, telecomunicações, bilhetes de transportes e portagens são alguns dos serviços que vão acompanhar ou mesmo […]







