
Portugal recebe sexto pagamento do PRR no valor de 1,34 mil milhões de euros
A Comissão Europeia efetuou o sexto pagamento a Portugal no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), transferindo um montante de 1,34 mil milhões de euros. Com este desembolso, o país já recebeu um total de 11,4 mil milhões de euros, o que corresponde a 57% da dotação global de 22,2 mil milhões de euros atribuída a Portugal. O pagamento, composto por 851 milhões de euros em subvenções e 485 milhões de euros em empréstimos, foi desbloqueado após a verificação do cumprimento de 32 marcos e metas. Estas abrangem um vasto leque de reformas e investimentos em áreas consideradas estratégicas, como os cuidados de saúde, habitação, gestão de incêndios florestais, energias renováveis e a melhoria do ambiente empresarial. O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, destacou a importância deste marco, afirmando que "este pagamento não é apenas um número, é a prova de que Portugal está a executar o PRR de forma eficiente". O Governo já submeteu o sétimo pedido de pagamento a Bruxelas no final de junho, no valor de 1.064 milhões de euros, que está associado ao cumprimento de mais 27 marcos e metas. Com a concretização destes, a taxa de execução do PRR subiu para 47%. O total de pagamentos aos beneficiários finais atingiu 8.660 milhões de euros, o que corresponde a 39% da dotação total, com as empresas a serem as principais destinatárias dos fundos, recebendo 3.165 milhões de euros.



Artigos
5




Economia
Ver mais
O encontro entre o jornalismo e as agências
O Co.Lab conta histórias para marcas com a força do jornalismo. No episódio, Mafalda Amâncio, Account Director & Co.lab Supervisor, fala sobre o departamento que junta o Observador a agência Fullsix.

Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado
Plano nacional será apresentado em novembro O conteúdo Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado aparece primeiro em O MINHO.

Sistema fiscal português continua a ser visto como obstáculo ao investimento, diz Deloitte
As empresas nacionais acreditam que a política fiscal do Governo pode vir a impulsionar o desenvolvimento e favorecer a competitividade das empresas portuguesas.

AICEP lança livraria digital especializada no apoio à internacionalização das empresas
Com a Livraria Digital, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal diz que reforça a sua missão de promover a internacionalização da economia portuguesa e apoiar as empresas, em particular as PME, na expansão para novos mercados.