A tecnológica chinesa Lenovo, maior fabricante mundial de computadores pessoais, anunciou um disparo de 108% no lucro líquido do primeiro trimestre fiscal (abril-junho), para 505 milhões de dólares (431 milhões de euros). A faturação ascendeu a 18,83 mil milhões de dólares (16,08 mil milhões de euros), um crescimento homólogo de 22%, superando as expectativas dos analistas. Todos os principais segmentos de negócio registaram aumentos de dois dígitos nas receitas. A divisão de computadores pessoais e produtos relacionados cresceu 18% em termos homólogos, atingindo uma quota de mercado global recorde de 24,6%.
As atividades não relacionadas com computadores já representam 47% da faturação total, demonstrando o sucesso da estratégia de diversificação da empresa.
O segmento de soluções de infraestruturas (ISG) registou um aumento de 36% nas receitas, impulsionado pela forte procura por infraestruturas de Inteligência Artificial. A área de soluções e serviços (SSG) subiu 20%.
A empresa destacou que a sua estratégia de “Inteligência Artificial híbrida” está a impulsionar o crescimento, com o investimento em investigação e desenvolvimento (I&D) a aumentar 10% no trimestre, para 524 milhões de dólares.
Este desempenho robusto ocorre em plena guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, com a Lenovo a afirmar que continuará a enfrentar a volatilidade do mercado com a sua “agilidade operacional e vasta experiência”.
Em resumoA Lenovo registou um crescimento excecional no primeiro trimestre fiscal, com o lucro a mais do que duplicar e a faturação a aumentar 22%. O desempenho foi impulsionado pela liderança no mercado de PCs e pela forte aposta em soluções de infraestrutura para IA, demonstrando resiliência face às tensões comerciais globais.