Preços na produção industrial registam quebra homóloga de 3,7% em julho
O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) em Portugal registou uma queda homóloga de 3,7% em julho, acentuando a quebra de 3,0% observada em junho. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta contração foi influenciada principalmente pela redução dos preços nos agrupamentos de bens intermédios, bens de consumo não duradouro e energia. Os bens intermédios contribuíram com -1,4 pontos percentuais para a variação total, refletindo uma diminuição de preços de 4,0%. Já os bens de consumo não duradouro e a energia tiveram um contributo idêntico de -1,3 pontos percentuais cada, com quebras de preços de 4,3% e 7,6%, respetivamente. Em contraste, os bens de investimento e os bens de consumo duradouro foram os únicos agrupamentos a registar aumentos de preços, com subidas de 2,0% e 1,8%. Excluindo o setor energético, a queda nos preços da produção industrial foi de 2,9%, superior aos -2,5% de junho. Em termos de variação em cadeia, face ao mês anterior, o IPPI registou uma ligeira subida de 0,1%, impulsionada pelos agrupamentos de energia (+1,4%) e bens de investimento (+0,4%). Esta tendência de deflação na produção industrial pode sinalizar um abrandamento da pressão inflacionista sobre os bens de consumo a médio prazo, embora também possa refletir uma menor procura por parte das empresas num contexto de incerteza económica.



Artigos
7Economia
Ver mais
Num contexto de crescente interesse pelo investimento, o educador financeiro Daniel Rocha destaca um guia simples e prático para quem quer dar os primeiros passos com segurança e clareza. Leia mais artigos em https://foreveryoung.sapo.pt

O café, o peixe, a carne e os ovos estão entre os produtos cujo valor mais subiu nas últimas semanas. The post Ir às compras está (ainda) mais caro — preço do cabaz básico volta a subir appeared first on New in Braga.

A fintech portuguesa Pagaqui lançou o SmartEye, uma solução baseada em inteligência artificial que reconhece automaticamente os dados de pagamento, reduzindo erros e tempo de processamento. A tecnologia estará disponível nos mais de 2500 pontos de venda da rede Pagaqui em todo o país. O post Pagaqui simplifica pagamentos no comércio local com IA aparece primeiro no PME Magazine.

A União das Freguesias de Vilar e Mosteiró é a única parte do município de Vila do Conde que integra o anexo do despacho do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes (imagem em baixo), que reconhece como “catástrofe natural (…) o conjunto de incêndios rurais ocorridos entre 2 de maio e 15 de […]







