A análise por finalidade revela que a categoria “Outros Créditos Pessoais”, que inclui despesas com lar, obras e consolidação, foi a que mais cresceu em termos homólogos (16%), totalizando 305,7 milhões de euros. O crédito para a compra de automóveis usados também registou uma subida expressiva de 10,4%, atingindo 215 milhões de euros, enquanto o crédito automóvel no seu todo quase triplicou o montante financiado no primeiro semestre, passando de 541 mil para 1,47 milhões de euros, devido à aquisição de viaturas mais caras. Tiago Pestana, analista do CréditoPessoal.pt, alerta que as principais recusas de crédito estão associadas a taxas de esforço superiores a 50%, o limite definido pelo BdP, sublinhando que “um crédito tem de ser usado com responsabilidade; se representar um sufoco financeiro para o cliente, a recusa é a melhor decisão”. O aumento do recurso ao crédito ao consumo sugere que as famílias portuguesas continuam a necessitar de financiamento para fazer face a despesas importantes, num contexto de inflação e instabilidade económica.
Crédito ao consumo sobe 13,4% em junho, atingindo 726 milhões de euros
O montante de novos contratos de crédito ao consumo em Portugal atingiu 726,1 milhões de euros em junho, representando um aumento homólogo de 13,4%. Os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) indicam também um crescimento de 10,4% no número de contratos celebrados, que totalizaram quase 137 mil. Apesar do crescimento face ao ano anterior, os números de junho mostram uma contração de 10,2% no montante e de 9,9% no número de contratos em comparação com maio de 2025.



Artigos
10Economia
Ver mais
Num contexto de crescente interesse pelo investimento, o educador financeiro Daniel Rocha destaca um guia simples e prático para quem quer dar os primeiros passos com segurança e clareza. Leia mais artigos em https://foreveryoung.sapo.pt

O café, o peixe, a carne e os ovos estão entre os produtos cujo valor mais subiu nas últimas semanas. The post Ir às compras está (ainda) mais caro — preço do cabaz básico volta a subir appeared first on New in Braga.

A fintech portuguesa Pagaqui lançou o SmartEye, uma solução baseada em inteligência artificial que reconhece automaticamente os dados de pagamento, reduzindo erros e tempo de processamento. A tecnologia estará disponível nos mais de 2500 pontos de venda da rede Pagaqui em todo o país. O post Pagaqui simplifica pagamentos no comércio local com IA aparece primeiro no PME Magazine.

A União das Freguesias de Vilar e Mosteiró é a única parte do município de Vila do Conde que integra o anexo do despacho do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes (imagem em baixo), que reconhece como “catástrofe natural (…) o conjunto de incêndios rurais ocorridos entre 2 de maio e 15 de […]







