
Governo aprova apoio de 50 cêntimos por quilo de uva para destilação no Douro
O Governo português aprovou um plano de ação para a Região Demarcada do Douro, que inclui um apoio imediato de 50 cêntimos por quilo de uva destinada à destilação. A medida, financiada por 15 milhões de euros do Orçamento do Estado, visa mitigar a crise de escoamento e a perda de rendimento dos viticultores. Este apoio surge num momento crítico para a região, que enfrenta queixas e alertas de produtores que temem não conseguir escoar a produção ou vendê-la a preços muito baixos, enquanto os comerciantes se queixam de excesso de stocks e quebras nas vendas de vinho. O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, sublinhou que “o grande objetivo é evitar a perda de rendimento” e que a medida de destilação é financiada exclusivamente com verbas do Orçamento de Estado, alertando que “é uma medida que não se irá repetir”. O plano de ação para a gestão sustentável e valorização do setor vitivinícola da Região Demarcada do Douro (RDD) não se esgota nesta ajuda imediata, sendo apresentado como um “plano estruturante”. Inclui outras medidas como o apoio voluntário à redução da área de vinha sem perda de rendimento, a inibição de novas autorizações de plantação e um plano para as cooperativas aumentarem a sua capacidade de armazenamento e eficiência energética. Adicionalmente, o plano prevê um reforço da promoção, rotulagem e fiscalização, e altera a restrição que obrigava a ter um stock mínimo de 75 mil litros para poder vender Vinho do Porto, passando este limite para zero, o que, segundo o ministro, “inviabiliza qualquer jovem enólogo que queira se dedicar à comercialização de vinho de Porto”.



Artigos
5




Economia
Ver mais
O encontro entre o jornalismo e as agências
O Co.Lab conta histórias para marcas com a força do jornalismo. No episódio, Mafalda Amâncio, Account Director & Co.lab Supervisor, fala sobre o departamento que junta o Observador a agência Fullsix.

Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado
Plano nacional será apresentado em novembro O conteúdo Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado aparece primeiro em O MINHO.

Sistema fiscal português continua a ser visto como obstáculo ao investimento, diz Deloitte
As empresas nacionais acreditam que a política fiscal do Governo pode vir a impulsionar o desenvolvimento e favorecer a competitividade das empresas portuguesas.

AICEP lança livraria digital especializada no apoio à internacionalização das empresas
Com a Livraria Digital, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal diz que reforça a sua missão de promover a internacionalização da economia portuguesa e apoiar as empresas, em particular as PME, na expansão para novos mercados.