“A pastorícia extensiva é uma das soluções e que vai ajudar muito, mas não será a única solução para resolver esta questão”, afirmou José Manuel Fernandes. Além do seu papel na prevenção, o governante acredita que a pastorícia pode criar uma fileira de valor, com produtos como carne, leite e queijo, contribuindo para a coesão territorial e o desenvolvimento económico das zonas rurais. A estratégia governamental integra-se num plano mais vasto, que inclui o aumento do investimento na prevenção, o uso de fogo controlado e a aposta em Operações Integradas de Gestão de Paisagem, das quais estão atualmente em curso 62, com um investimento de 66 milhões de euros. O projeto Condomínios de Aldeia, focado na proteção de localidades, também foi destacado, tendo o número de projetos passado de 321 para 822. O Governo já iniciou o pagamento de apoios até 10 mil euros aos afetados pelos incêndios deste ano.
Governo Destina 30 Milhões de Euros para Prevenção de Incêndios Através da Pastorícia
O Governo português vai apostar na pastorícia extensiva como uma ferramenta estratégica para a prevenção de incêndios florestais, destinando uma dotação de 30 milhões de euros do Fundo Ambiental para apoiar projetos-piloto nesta área. A medida foi defendida pelo ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, durante uma visita a áreas ardidas na Serra do Açor, nos concelhos de Oliveira do Hospital e Arganil. O ministro mostrou-se convicto de que esta prática ancestral pode desempenhar um papel crucial na gestão da paisagem e na redução do risco de incêndios.



Artigos
4
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






