A Mota-Engil venceu o leilão para a concessão de 30 anos do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no Brasil, um projeto com um investimento total de cerca de 1,255 mil milhões de euros. A notícia impulsionou as ações da construtora, que dispararam mais de 9% na bolsa de Lisboa. O projeto, considerado a obra de infraestrutura mais cara do Governo de Lula da Silva, será realizado em parceria público-privada. O montante de investimento ascende a cerca de 8,0 biliões de reais, dos quais até 5,8 biliões de reais serão provenientes de fundos públicos, divididos igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal.
O restante valor será da responsabilidade da concessionária.
O túnel terá 1,5 quilómetros de extensão, dos quais 870 metros serão submersos, e reduzirá o tempo de travessia entre as duas cidades de uma hora para apenas cinco minutos.
A infraestrutura incluirá faixas para automóveis, camiões, autocarros, um elétrico, bem como um espaço para peões e ciclistas.
A construtora prevê assinar o contrato da concessão, que terá a duração de 30 anos, até ao final do corrente ano.
A vitória no leilão teve um impacto imediato no mercado de capitais, com as ações da Mota-Engil a registarem uma valorização superior a 9% na sessão de bolsa seguinte ao anúncio.
Em resumoA Mota-Engil assegurou a concessão por 30 anos para construir e operar o primeiro túnel submerso do Brasil, um projeto de 1,255 mil milhões de euros. A obra, financiada em parte por fundos públicos, ligará Santos a Guarujá e prevê-se que o contrato seja assinado até ao final do ano. A vitória no leilão provocou uma valorização de mais de 9% nas ações da empresa.