
Movimento de passageiros nos transportes aumenta no segundo trimestre
O número de passageiros aumentou em todos os modos de transporte no segundo trimestre de 2025, com destaque para o crescimento de 6,6% no tráfego aéreo, que movimentou 20,5 milhões de passageiros nos aeroportos nacionais. O transporte ferroviário também registou um aumento significativo de 7,5%, transportando 59,2 milhões de passageiros. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o crescimento no transporte aéreo acelerou em comparação com o primeiro trimestre, que tinha registado uma subida de apenas 2,4%. O aeroporto de Lisboa concentrou 46,8% do movimento total, com 9,6 milhões de passageiros, um aumento de 4,4%. O aeroporto do Porto foi o segundo com maior volume, representando 22,8% do total com 4,7 milhões de passageiros, um crescimento de 7,6%. No transporte ferroviário, o dinamismo foi impulsionado pelo tráfego interurbano, que cresceu 97,9% em termos homólogos, transportando 9,8 milhões de passageiros, um efeito atribuído à introdução do Passe Ferroviário Verde. O transporte por metropolitano também cresceu, embora de forma mais modesta, com um aumento de 0,8% para 73,9 milhões de passageiros, enquanto o transporte fluvial subiu 0,3%, para 6,2 milhões de passageiros.



Artigos
6





Economia
Ver mais
Schneider Electric em parceria com a GreenYellow para programa de autoconsumo solar nas suas unidades industriais e terciárias
A Schneider Electric pretende reduzir as emissões na sua cadeia de valor em 25% até 2030 e estar alinhada com o objetivo de "net-zero ready" nas suas operações.

Facilidade de descoberto autorizado
A facilidade de descoberto é um contrato de crédito que permite ao consumidor dispor de fundos que excedam o saldo da sua conta de depósito à ordem, até um limite máximo definido no contrato.Existem diferentes tipos de contratos de crédito de facilidade de descoberto, consoante envolvam ou não a domiciliação de ordenado na conta à […] O conteúdo Facilidade de descoberto autorizado aparece primeiro em Todas as Beiras.

Marcília Montenegro arrasa Portos 5+ do Governo: “Corre o risco de ficar suspenso no tempo”
A presidente da Comunidade Portuária de Leixões considera que o plano de investimento de quatro mil milhões de euros para os portos “define pouco sobre execução”, “carece de fundamentação justificativa” e “confunde vontade com necessidade, ignorando a viabilidade e a sustentabilidade”.

Euribor e crédito à habitação: o que precisa de saber
O que é a Euribor? A Euribor é a taxa de juro à qual os bancos se emprestam dinheiro entre si na zona euro. Calculada a partir da média das taxas anunciadas por 52 grandes instituições, é definida diariamente pela Federação Europeia de Bancos. Quando a Euribor sobe, a prestação do crédito aumenta; quando desce, a prestação diminui. Conteúdo Reservado O que tem acontecido nos últimos anos? Vários anos de taxas negativas permitiram crédito mais barato e mantiveram a procura alta. A partir do iníci