
Savannah Resources anuncia aumento de 40% nos recursos de lítio na Mina do Barroso
A empresa mineira britânica Savannah Resources anunciou que as prospeções na Mina do Barroso, em Boticas, confirmaram um aumento de 40% nos recursos de lítio, que se situam agora em 39 milhões de toneladas. Esta descoberta reforça a posição do projeto como a maior reserva de espodumena de lítio da Europa e aponta para uma vida útil potencialmente mais longa do que o previsto. Segundo Emanuel Proença, CEO da Savannah, esta expansão traz “benefícios claros para todas as partes interessadas”, uma vez que o projeto poderá contribuir mais em termos de “produção de lítio, geração de valor e criação de empregos, pagamento de impostos e ‘royalties’”. A empresa adiantou ainda que o recurso adicional estimado para exploração aumentou em 200%, para um intervalo entre 35 e 62 milhões de toneladas. Estes valores indicam um potencial total que pode superar os 100 milhões de toneladas de mineralização de lítio, o suficiente para a produção de 47 milhões de veículos elétricos. Este volume seria equivalente a “eliminar o consumo de petróleo de toda a frota automóvel a circular nos dias de hoje no conjunto de Portugal, França e Países Baixos”. A mina, que obteve uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) condicionada em 2023 e foi considerada um projeto estratégico pela Comissão Europeia, prevê iniciar a produção em 2027, apesar da contestação local por parte de populares e ambientalistas.



Artigos
13












Economia
Ver mais
Estado emite 5 mil milhões de euros e procura passa os 81 mil milhões
O Estado português colocou hoje 5.000 milhões de euros numa emissão sindicada de dívida em obrigações a cerca de oito e 29 anos, tendo a procura atingido mais de 81.000 milhões de euros, anunciou hoje o IGCP.

Presidente da Fed cauteloso quanto a futuros cortes nas taxas de juro
O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, mostrou-se hoje cauteloso quanto à possibilidade de mais cortes nas taxas diretoras, cerca de uma semana após ter anunciado uma descida.

Diretora da AT admite que fisco precisa de comunicar "melhor" com contribuintes
A diretora da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Helena Borges, admitiu hoje que o fisco precisa de comunicar "melhor" com os contribuintes para prevenir litígios e evitar a entrada de processos nos tribunais.

Carlos Albuquerque: “o único banco pan-europeu é a Revolut” e Carlos Costa: “a venda do Novobanco foi um sucesso”
A integração dos bancos na Europa é uma miragem para Carlos Albuquerque, que disse que "neste momento só há um banco verdadeiramente pan-europeu, que é o Revolut que cresce 60% a 70% ao ano". Por sua vez Carlos Costa, questionado sobre a venda do Novobanco ao BPCE, disse que "É uma história de sucesso". Tudo na conferência que celebrou os nove anos do JE.