Savannah Resources anuncia aumento de 40% nos recursos de lítio na Mina do Barroso
A empresa mineira britânica Savannah Resources anunciou que as prospeções na Mina do Barroso, em Boticas, confirmaram um aumento de 40% nos recursos de lítio, que se situam agora em 39 milhões de toneladas. Esta descoberta reforça a posição do projeto como a maior reserva de espodumena de lítio da Europa e aponta para uma vida útil potencialmente mais longa do que o previsto. Segundo Emanuel Proença, CEO da Savannah, esta expansão traz “benefícios claros para todas as partes interessadas”, uma vez que o projeto poderá contribuir mais em termos de “produção de lítio, geração de valor e criação de empregos, pagamento de impostos e ‘royalties’”. A empresa adiantou ainda que o recurso adicional estimado para exploração aumentou em 200%, para um intervalo entre 35 e 62 milhões de toneladas. Estes valores indicam um potencial total que pode superar os 100 milhões de toneladas de mineralização de lítio, o suficiente para a produção de 47 milhões de veículos elétricos. Este volume seria equivalente a “eliminar o consumo de petróleo de toda a frota automóvel a circular nos dias de hoje no conjunto de Portugal, França e Países Baixos”. A mina, que obteve uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) condicionada em 2023 e foi considerada um projeto estratégico pela Comissão Europeia, prevê iniciar a produção em 2027, apesar da contestação local por parte de populares e ambientalistas.



Artigos
13
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






