Savannah Resources anuncia aumento de 40% nos recursos de lítio na Mina do Barroso
A empresa mineira britânica Savannah Resources anunciou que as prospeções na Mina do Barroso, em Boticas, confirmaram um aumento de 40% nos recursos de lítio, que se situam agora em 39 milhões de toneladas. Esta descoberta reforça a posição do projeto como a maior reserva de espodumena de lítio da Europa e aponta para uma vida útil potencialmente mais longa do que o previsto. Segundo Emanuel Proença, CEO da Savannah, esta expansão traz “benefícios claros para todas as partes interessadas”, uma vez que o projeto poderá contribuir mais em termos de “produção de lítio, geração de valor e criação de empregos, pagamento de impostos e ‘royalties’”. A empresa adiantou ainda que o recurso adicional estimado para exploração aumentou em 200%, para um intervalo entre 35 e 62 milhões de toneladas. Estes valores indicam um potencial total que pode superar os 100 milhões de toneladas de mineralização de lítio, o suficiente para a produção de 47 milhões de veículos elétricos. Este volume seria equivalente a “eliminar o consumo de petróleo de toda a frota automóvel a circular nos dias de hoje no conjunto de Portugal, França e Países Baixos”. A mina, que obteve uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) condicionada em 2023 e foi considerada um projeto estratégico pela Comissão Europeia, prevê iniciar a produção em 2027, apesar da contestação local por parte de populares e ambientalistas.



Artigos
13Economia
Ver mais
A TAP Air Portugal subiu ao segundo lugar do ranking das companhias aéreas mais acessíveis da Europa, segundo dados do índice RASK, que mede o custo do assento por quilómetro voado.

O Turismo de Portugal anunciou o lançamento da nova campanha internacional intitulada “Portugal Means Business”. O conteúdo Turismo de Portugal lança campanha internacional destinada ao turismo de negócios aparece primeiro em TNEWS.

Governo delega competências nas administrações de empresas públicas para realizarem despesas plurianuais sem necessidade de aprovação da tutela em algumas situações, mas obriga a reporte trimestral.

Por cada 100 mulheres em idade ativa da região do Médio Oriente, Norte de África e Pacífico, apenas 20 têm acesso ao mercado de trabalho







