Certificados de Aforro atingem novo máximo histórico de 38,5 mil milhões de euros
O valor aplicado em Certificados de Aforro (CA) atingiu um novo máximo histórico em agosto, totalizando 38.547 milhões de euros. Este montante representa um crescimento homólogo de 13,6%, acelerando face aos 12,6% registados em julho, e marca o valor mais alto desde o início da série do Banco de Portugal em 1998. Este foi o 11.º mês consecutivo de subida no valor global investido em CA, com um aumento de 325 milhões de euros face a julho e de 4.624 milhões em relação a agosto de 2024. A resiliência deste produto de poupança do Estado mantém-se, mesmo após a substituição da 'série E' pela 'série F' em junho do ano passado, que oferece uma taxa de juro mais baixa. A procura contínua pelos CA contrasta fortemente com o desinvestimento nos Certificados do Tesouro (CT), cujo valor em carteira recuou para 8.499 milhões de euros em agosto, o nível mais baixo desde março de 2016. O stock de CT tem vindo a descer consecutivamente desde outubro de 2021, quando atingiu um máximo de 17.865 milhões de euros. O dinamismo dos CA sugere que os aforradores portugueses continuam a privilegiar a segurança e a liquidez deste instrumento, compensando as remunerações mais modestas face a outras alternativas de investimento, num contexto de procura por refúgios para as suas poupanças.



Artigos
10Economia
Ver mais
Quer investir em ETF? Conheça este instrumento financeiro e veja como abrir conta, escolher o fundo ideal e evitar erros. O conteúdo O meu primeiro ETF: Da abertura da conta à primeira ordem aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

A MSC Cruzeiros distinguiu os agentes de viagens e parceiros comerciais que mais se destacaram em vendas ao longo de 2024, num total de 23 vencedores distribuídos por 22 categorias e 49 prémios entregues. O evento teve lugar no passado domingo, 9 de Novembro, no qual estiveram presentes cerca de 500 profissionais do turismo a bordo do navio MSC Musica, em Lisboa, para celebrar a nova edição do “MSC All-Stars of the Sea Portugal 2025”.

A felicidade organizacional deixou de ser uma aspiração idealista para se tornar um indicador estratégico de competitividade, reputação e sustentabilidade.

O panorama do retalho na Europa continua a evoluir, e os centros comerciais permanecem no epicentro do consumo, mesmo com a crescente digitalização.







