
Certificados de Aforro atingem novo máximo histórico de 38,5 mil milhões de euros
O valor aplicado em Certificados de Aforro (CA) atingiu um novo máximo histórico em agosto, totalizando 38.547 milhões de euros. Este montante representa um crescimento homólogo de 13,6%, acelerando face aos 12,6% registados em julho, e marca o valor mais alto desde o início da série do Banco de Portugal em 1998. Este foi o 11.º mês consecutivo de subida no valor global investido em CA, com um aumento de 325 milhões de euros face a julho e de 4.624 milhões em relação a agosto de 2024. A resiliência deste produto de poupança do Estado mantém-se, mesmo após a substituição da 'série E' pela 'série F' em junho do ano passado, que oferece uma taxa de juro mais baixa. A procura contínua pelos CA contrasta fortemente com o desinvestimento nos Certificados do Tesouro (CT), cujo valor em carteira recuou para 8.499 milhões de euros em agosto, o nível mais baixo desde março de 2016. O stock de CT tem vindo a descer consecutivamente desde outubro de 2021, quando atingiu um máximo de 17.865 milhões de euros. O dinamismo dos CA sugere que os aforradores portugueses continuam a privilegiar a segurança e a liquidez deste instrumento, compensando as remunerações mais modestas face a outras alternativas de investimento, num contexto de procura por refúgios para as suas poupanças.



Artigos
10









Economia
Ver mais
Proprietários pedem maior celeridade nos tribunais para despejos
O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) afirmou hoje que não dispõe de números sobre ocupações ilegais de imóveis, mas garantiu que o fenómeno é frequente entre os cerca de 10 mil associados pedindo celeridade nos tribunais.

Empresários querem regime especial para microempresas e isenção no OE2026
As confederações empresariais defenderam hoje a criação de um regime especial para microempresas e a isenção de tributação nas primeiras 200 horas de trabalho extraordinário no âmbito do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

Bruxelas tem a chave para resolver a crise na habitação?
A crise da habitação tornou-se um desafio comum a vários países europeus. Bruxelas já avançou com propostas para aliviar a pressão sobre o setor. Serão estas medidas suficientes? Ouça o novo episódio do Economia dia a dia, podcast diário do Expresso, conduzido por Juliana Simões

Vinhos da Herdade das Aldeias de Juromenha voltam a brilhar no concurso Mundus Vini
Os vinhos da Adega Herdade das Aldeias de Juromenha voltaram a brilhar no prestigiado concurso Mundus Vini, na Alemanha. Dos seis néctares avaliados no certame, quatro foram galardoados com Medalha de Ouro e dois com Medalha de Prata. O conteúdo Vinhos da Herdade das Aldeias de Juromenha voltam a brilhar no concurso Mundus Vini aparece primeiro em Linhas de Elvas/Norte Alentejo.