As operadoras MEO e NOS já anunciaram que irão recorrer da decisão, o que significa que o processo poderá prolongar-se. A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) congratulou-se com a sentença, afirmando que "as decisões favoráveis aos interesses dos consumidores são sempre bem-vindas". O regulador recordou ainda que, na altura, impôs medidas corretivas e instaurou processos de contraordenação às operadoras visadas por estas práticas, que resultaram em coimas de milhões de euros.
MEO, NOS e Nowo condenadas a devolver 40 milhões de euros a 1,6 milhões de clientes
Uma decisão judicial de primeira instância condenou as operadoras MEO, NOS e Nowo a restituir cerca de 40 milhões de euros a 1,6 milhões de consumidores. A ação, movida pela DECO PROteste, alega que os aumentos de preços aplicados entre 2016 e 2017 foram ilegais por falta de informação adequada sobre o direito de rescisão contratual sem penalizações. O processo, que se arrasta desde 2018, teve origem em aumentos de tarifários que, segundo a DECO, foram comunicados de forma deficiente, violando a Lei das Comunicações Eletrónicas de 2016. Esta lei obriga as operadoras a informar os clientes de forma clara sobre quaisquer alterações contratuais e sobre o seu direito de rescindir o contrato sem custos, caso não concordem com as novas condições. O tribunal considerou nulas as comunicações feitas pelas operadoras, abrindo a porta a um reembolso que poderá beneficiar cerca de 1,6 milhões de clientes, especialmente aqueles que estavam vinculados a períodos de fidelização. A associação de defesa do consumidor estima que cada cliente possa reaver entre 14 e 30 euros, acrescidos de juros de mora desde 2018.



Artigos
5
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






