Num encontro em Vilamoura, a UFE destacou a "exploração sistemática" das regras aduaneiras da UE, afirmando que a Europa está a ser "inundada por produtos ilegais" enquanto estas plataformas acumulam fortunas em impostos não pagos. O presidente da UFE, Florian Köbler, quantificou a perda diária em 137 milhões de euros, sublinhando que, para além do prejuízo financeiro, muitos dos produtos comercializados colocam os consumidores em risco. A análise da UFE revela que 91% dos pacotes de baixo valor que entram no espaço europeu têm origem na China, evidenciando uma concentração de fluxos comerciais não controlados. O plano de ação proposto pela UFE inclui a responsabilização legal direta das plataformas pelo pagamento de direitos aduaneiros e IVA, a verificação de impostos em tempo real antes de qualquer transação e um regime de sanções que pode culminar na exclusão do mercado europeu. A organização pede ainda que o prazo máximo entre a deteção de uma irregularidade e a aplicação de medidas corretivas não exceda os 90 dias, criticando o modelo de negócio de algumas plataformas que, segundo Köbler, "transformaram a evasão fiscal num modelo de negócio".
Evasão fiscal de plataformas digitais gera perdas de 50 mil milhões de euros anuais na UE
A Union of Finance Personnel in Europe (UFE) alertou que a evasão fiscal sistemática promovida por plataformas de comércio eletrónico sediadas em países terceiros causa perdas anuais superiores a 50 mil milhões de euros à União Europeia. A organização, que representa mais de 350.000 profissionais das áreas fiscal e aduaneira, exige a implementação de um plano de ação de emergência para responsabilizar legalmente estas gigantes digitais.



Artigos
5
Investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, deram um passo importante rumo a uma produção alimentar mais sustentável, ao identificar um mecanismo biológico que poderá permitir reduzir a dependência da agricultura por fertilizantes artificiais.

Saiba o que procurar na ficha informativa de um PPR e como o prospeto ajuda a comparar produtos, entender custos e tomar melhores decisões. O conteúdo Como ler o prospeto e a ficha informativa de um PPR aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

A empresa de comércio e exploração de pedras do empresário Ricardo Filipe, suspeita de oferecer vantagens ao ex-presidente da Junta de Fátima, Humberto Silva, como bilhetes VIP para jogos de futebol, começou a entrar em colapso e teve de negociar com os credores para viabilizar um plano de recuperação. Curiosamente um dos credores é o clube de futebol Sporting. Sem este processo de revitalização, que vai durar 12 anos, a empresa fechava.

O Instituto Politécnico de Santarém acolheu, nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2025, um novo Encontro Transnacional do projecto europeu TAGIF – Transnational Apprenticeship for Green and Inclusive Futures.






