No setor primário, o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) mantém a prioridade na inovação e qualificação das explorações agrícolas, apoiando o investimento em segurança alimentar, bem-estar animal e cumprimento de normas ambientais. Um dos focos será a execução de um programa de inovação e digitalização no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que inclui a criação de uma rede de monitorização e avisos agrícolas e a transição para a agricultura de precisão.

O apoio complementar a programas comunitários como o POSEI continua a ser uma medida central.

Na economia do mar, a aposta mantém-se no 'cluster' do Mar dos Açores, com a construção do novo navio de investigação e do centro de desenvolvimento Tecnopolo MARTEC, também financiados pelo PRR.

Outras prioridades incluem a manutenção de infraestruturas, o apoio à aquicultura e o reforço da inspeção regional das pescas.

O investimento público global previsto para os Açores em 2026 ascende a 1.191 milhões de euros, com o governo a definir a execução dos fundos comunitários como um "desiderato inapelável". O executivo prevê ainda uma redução do défice regional para 155 milhões de euros.