As previsões do setor indicam uma redução de 2 cêntimos por litro no gasóleo simples e de 0,5 cêntimos por litro na gasolina simples 95. Esta variação, embora modesta, representa a segunda descida no preço do gasóleo nas últimas sete semanas e a terceira na gasolina no mesmo período.

Com esta atualização, e caso as previsões se confirmem, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se em 1,553 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 passará a custar, em média, 1,702 euros por litro. A descida nos postos de marca própria, associados a hipermercados, deverá acompanhar esta tendência, com reduções estimadas de 0,0193 euros no gasóleo e 0,0051 euros na gasolina. Esta evolução de preços ocorre num contexto de debate sobre a política fiscal aplicada aos combustíveis.

A Galp e a EPCOL (antiga Apetro) alertaram que o fim dos descontos no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP), instado pela Comissão Europeia, agravaria a já significativa diferença de preços com Espanha, que ronda os 8 a 10 cêntimos por litro.

Segundo João Diogo Silva, co-CEO da Galp, tal medida poderia incentivar o abastecimento transfronteiriço, resultando numa perda de receita fiscal para Portugal.

A EPCOL reforça que o ISP em Portugal "é muito superior ao de Espanha e qualquer subida agravará o diferencial de preços".