Esta variação, embora ligeira, representa um alívio para os consumidores e empresas que utilizam o combustível mais consumido em Portugal.

De acordo com as previsões do setor, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se em torno de 1,54 euros por litro.

A descida reflete o comportamento dos mercados internacionais, onde o preço do petróleo Brent registou uma queda, negociando a 64,77 dólares por barril.

Analistas atribuem esta descida ao alívio das tensões geopolíticas no Médio Oriente, após o acordo para a primeira fase de um plano de paz em Gaza. Bjarne Schieldrop, analista do SEB, citado pela Reuters, afirmou que “ter algum tipo de processo de paz no Médio Oriente está a reduzir um pouco a tensão”.

Esta previsão de descida surge num momento em que o Governo se prepara para reverter gradualmente os descontos no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), uma medida extraordinária implementada para mitigar a subida dos preços. O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, garantiu que o executivo procurará “momentos de redução dos preços, para poder reverter estes descontos” sem onerar os consumidores.

Nos postos de marca própria, junto a hipermercados, a descida no gasóleo poderá ser ligeiramente inferior, na ordem dos 0,0067 euros por litro.