Este negócio reflete a corrida global por infraestruturas de IA, com outras empresas tecnológicas como a OpenAI e a Oracle a fecharem também negócios relacionados com 'data centers'.
Gigantes tecnológicos e Blackrock adquirem Aligned Data Centers por 34,38 mil milhões de euros
Um consórcio formado pelo fundo de investimento Blackrock e pelas gigantes tecnológicas Nvidia e Microsoft anunciou a aquisição da Aligned Data Centers por aproximadamente 34,38 mil milhões de euros (40 mil milhões de dólares). A transação é a maior de sempre no setor dos centros de dados, evidenciando a crescente importância estratégica da infraestrutura para o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). A venda foi realizada pela atual proprietária, a Macquarie Asset Management (MAM), e envolve a AI Infrastructure Partnership, uma aliança que, para além da Nvidia e Microsoft, inclui outras entidades como a MGX, empresa estatal de investimento em IA dos Emirados Árabes Unidos, e a Global Infrastructure Partners, um consórcio da BlackRock. A conclusão da aquisição está prevista para o primeiro semestre de 2026. A Aligned Data Centers, com sede em Dallas, Texas, é líder no fornecimento de soluções sustentáveis para centros de dados, instalações que albergam os equipamentos necessários para o funcionamento da IA. Ben Way, responsável da Macquarie Asset Management, destacou que a transação demonstra a capacidade da empresa de “identificar antecipadamente temas-chave” e elogiou a expansão da Aligned, que cresceu de duas para 50 unidades em apenas sete anos.



Artigos
3Economia
Ver mais
O júri liderado pelo economista Augusto Mateus aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation para adiar até 24 de Novembro o prazo para apresentar uma proposta de compra da Azores Airlines. A notícia foi avançada pela agência Lusa, citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui), que cita uma fonte ligada ao processo. […] O conteúdo Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines aparece primeiro em Presstur.

De acordo com o mais recente boletim do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), referente à semana de 3 a 9 de novembro de 2025, as cotações médias dos borregos registaram aumentos significativos nas principais áreas de mercado do Alentejo. Em Beja, o preço do borrego entre 13 e 21 quilos subiu 0,40 euros […]

O rendimento das famílias na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuou a crescer no segundo trimestre, subindo 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano, mostram dados divulgados pela instituição.

Apesar de registar uma ligeira redução de 1,1% em 2024, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que apresenta o maior volume absoluto de despesa







