Este negócio reflete a corrida global por infraestruturas de IA, com outras empresas tecnológicas como a OpenAI e a Oracle a fecharem também negócios relacionados com 'data centers'.
Gigantes tecnológicos e Blackrock adquirem Aligned Data Centers por 34,38 mil milhões de euros
Um consórcio formado pelo fundo de investimento Blackrock e pelas gigantes tecnológicas Nvidia e Microsoft anunciou a aquisição da Aligned Data Centers por aproximadamente 34,38 mil milhões de euros (40 mil milhões de dólares). A transação é a maior de sempre no setor dos centros de dados, evidenciando a crescente importância estratégica da infraestrutura para o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). A venda foi realizada pela atual proprietária, a Macquarie Asset Management (MAM), e envolve a AI Infrastructure Partnership, uma aliança que, para além da Nvidia e Microsoft, inclui outras entidades como a MGX, empresa estatal de investimento em IA dos Emirados Árabes Unidos, e a Global Infrastructure Partners, um consórcio da BlackRock. A conclusão da aquisição está prevista para o primeiro semestre de 2026. A Aligned Data Centers, com sede em Dallas, Texas, é líder no fornecimento de soluções sustentáveis para centros de dados, instalações que albergam os equipamentos necessários para o funcionamento da IA. Ben Way, responsável da Macquarie Asset Management, destacou que a transação demonstra a capacidade da empresa de “identificar antecipadamente temas-chave” e elogiou a expansão da Aligned, que cresceu de duas para 50 unidades em apenas sete anos.



Artigos
3
A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) manifestou “profunda preocupação e indignação” face ao anúncio das cooperativas associadas da Lactogal de uma redução de três cêntimos por litro no preço pago ao produtor, a partir de 1 de janeiro.

Em entrevista à Revista Business Portugal, Inês Mendes da Silva, Fundadora e CEO da Notable., revela a visão estratégica e a abordagem criativa (...)

O risco de pobreza em Portugal desceu em 2024 para o valor mais baixo dos últimos 20 anos, mas 1,7 milhões de pessoas continuam a viver abaixo do limiar de pobreza, 300 mil das quais são crianças.

Os aeroportos e aeródromos de Cabo Verde registaram um movimento de 325.807 passageiros em novembro, mais 12,4% em termos homólogos, com o tráfego internacional a ter a maior subida, divulgou hoje a Agência de Aviação Civil.






