O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, saudou a aprovação, afirmando que o processo “está em dia” e que o Governo já prepara a submissão do oitavo pedido de pagamento. No entanto, o ministro alertou que o Estado e as autarquias devem preparar-se para o cenário pós-2026, quando os fundos do PRR terminarem, sublinhando a necessidade de o país diminuir a sua dependência de fundos comunitários para o investimento público, que atualmente representam, em média, 85% do total.
Portugal recebe ‘luz verde’ para o sétimo pagamento do PRR no valor de 1,06 mil milhões de euros
A Comissão Europeia aprovou o sétimo pedido de pagamento de Portugal ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), resultando num desembolso de 1,064 mil milhões de euros. Com esta verba, a taxa de execução global do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional atinge os 47%. O executivo comunitário concluiu que Portugal cumpriu de forma satisfatória os 11 marcos e as 16 metas associados a esta sétima parcela. As medidas abrangidas incluem a aquisição de equipamento médico, apoio a pessoas vulneráveis em risco de exclusão social, novos veículos para bombeiros e forças de segurança, e a instalação de estações de carregamento para veículos elétricos. Com este pagamento, o total de fundos recebidos por Portugal ao abrigo do MRR ascenderá a 13,8 mil milhões de euros, incluindo pré-financiamentos.



Artigos
11Economia
Ver mais
O júri liderado pelo economista Augusto Mateus aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation para adiar até 24 de Novembro o prazo para apresentar uma proposta de compra da Azores Airlines. A notícia foi avançada pela agência Lusa, citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui), que cita uma fonte ligada ao processo. […] O conteúdo Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines aparece primeiro em Presstur.

De acordo com o mais recente boletim do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), referente à semana de 3 a 9 de novembro de 2025, as cotações médias dos borregos registaram aumentos significativos nas principais áreas de mercado do Alentejo. Em Beja, o preço do borrego entre 13 e 21 quilos subiu 0,40 euros […]

O rendimento das famílias na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuou a crescer no segundo trimestre, subindo 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano, mostram dados divulgados pela instituição.

Apesar de registar uma ligeira redução de 1,1% em 2024, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que apresenta o maior volume absoluto de despesa







