O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, saudou a aprovação, afirmando que o processo “está em dia” e que o Governo já prepara a submissão do oitavo pedido de pagamento. No entanto, o ministro alertou que o Estado e as autarquias devem preparar-se para o cenário pós-2026, quando os fundos do PRR terminarem, sublinhando a necessidade de o país diminuir a sua dependência de fundos comunitários para o investimento público, que atualmente representam, em média, 85% do total.
Portugal recebe ‘luz verde’ para o sétimo pagamento do PRR no valor de 1,06 mil milhões de euros
A Comissão Europeia aprovou o sétimo pedido de pagamento de Portugal ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), resultando num desembolso de 1,064 mil milhões de euros. Com esta verba, a taxa de execução global do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional atinge os 47%. O executivo comunitário concluiu que Portugal cumpriu de forma satisfatória os 11 marcos e as 16 metas associados a esta sétima parcela. As medidas abrangidas incluem a aquisição de equipamento médico, apoio a pessoas vulneráveis em risco de exclusão social, novos veículos para bombeiros e forças de segurança, e a instalação de estações de carregamento para veículos elétricos. Com este pagamento, o total de fundos recebidos por Portugal ao abrigo do MRR ascenderá a 13,8 mil milhões de euros, incluindo pré-financiamentos.



Artigos
11
A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) manifestou “profunda preocupação e indignação” face ao anúncio das cooperativas associadas da Lactogal de uma redução de três cêntimos por litro no preço pago ao produtor, a partir de 1 de janeiro.

Em entrevista à Revista Business Portugal, Inês Mendes da Silva, Fundadora e CEO da Notable., revela a visão estratégica e a abordagem criativa (...)

O risco de pobreza em Portugal desceu em 2024 para o valor mais baixo dos últimos 20 anos, mas 1,7 milhões de pessoas continuam a viver abaixo do limiar de pobreza, 300 mil das quais são crianças.

Os aeroportos e aeródromos de Cabo Verde registaram um movimento de 325.807 passageiros em novembro, mais 12,4% em termos homólogos, com o tráfego internacional a ter a maior subida, divulgou hoje a Agência de Aviação Civil.






