Esta variação representa um alívio para os consumidores de diesel, sendo a terceira descida consecutiva neste combustível.
De acordo com as previsões do Automóvel Club de Portugal (ACP) e de fontes do setor, caso se confirmem as projeções, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se em 1,527 euros por litro, abaixo dos atuais 1,542 euros. Já a gasolina simples 95 deverá manter-se nos 1,698 euros por litro.
Estas previsões assumem a manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo, que incluem a redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e a compensação da receita adicional do IVA.
Esta descida ocorre num momento em que o Governo estuda uma solução para o fim dos descontos no ISP, uma recomendação da Comissão Europeia.
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, garantiu que o executivo procurará "momentos de redução dos preços, para poder reverter estes descontos" de forma gradual. A proposta de Orçamento do Estado para 2026 já prevê um aumento de 187 milhões de euros na receita do ISP, totalizando 4.254 milhões de euros, um crescimento que o Governo atribui ao esperado aumento do consumo privado.












