Segundo o Ministério das Infraestruturas e Habitação, a aquisição visa assegurar "um melhor serviço público" e colmatar a falta de material circulante.

Do total de 153 automotoras, 98 destinam-se a serviços urbanos para renovar as frotas das linhas de Cascais, Sintra, Azambuja, Sado e suburbanas do Porto, enquanto as restantes 55 serão alocadas ao serviço regional em todo o território. O contrato prevê também a instalação de uma nova fábrica de comboios em Guifões, Matosinhos, que deverá criar cerca de 300 postos de trabalho diretos e 1.500 indiretos. O processo, no entanto, sofreu atrasos significativos devido a impugnações judiciais apresentadas pelas concorrentes CAF e Stadler, que resultaram numa perda estimada de 191 milhões de euros de apoio do Programa Sustentável 2030, verba que será agora coberta pelo Orçamento do Estado.

As primeiras entregas estão previstas para o primeiro trimestre de 2029, mas a CP está a diligenciar para antecipar o calendário.

O financiamento do projeto será assegurado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pelo Fundo Ambiental e pelo Orçamento do Estado.