A Microsoft Portugal está a implementar um despedimento coletivo que abrange 68 trabalhadores, uma medida que se insere na estratégia de reestruturação global da multinacional tecnológica. Esta é a segunda vez em 2025 que a subsidiária portuguesa avança com um corte significativo de pessoal, refletindo uma tendência de ajustamento no setor tecnológico após os fortes investimentos durante a pandemia. Fontes ligadas ao processo indicaram que os cortes afetam diversas áreas, incluindo gestores de contas de clientes ('customer account managers'), especialistas em soluções de nuvem ('cloud solution architects') e equipas de FastTrack, que auxiliam os clientes na implementação de soluções Microsoft. A Comissão de Trabalhadores da empresa remeteu esclarecimentos para a gestão, citando um acordo de confidencialidade.
Em resposta oficial, a Microsoft Portugal reiterou a declaração global, afirmando estar a implementar "mudanças organizacionais necessárias para posicionar melhor a empresa para o sucesso num mercado dinâmico".
A nível mundial, a empresa tem vindo a efetuar vários despedimentos.
A mais recente ronda, anunciada em julho, afetou milhares de trabalhadores, representando menos de 4% da sua força de trabalho global de 228.000 pessoas. Estes cortes surgem num contexto de pressão para controlar os custos, especialmente os associados aos centros de dados que suportam os serviços de inteligência artificial e computação na nuvem, áreas de grande investimento para a empresa.
Em resumoO despedimento de 68 trabalhadores na Microsoft Portugal é um reflexo direto da reestruturação global da empresa, que visa otimizar operações e gerir os elevados custos associados à sua aposta estratégica em inteligência artificial e serviços de nuvem. A medida afeta posições técnicas e de gestão de clientes, alinhando a operação local com os cortes mais vastos no setor tecnológico.