A disponibilidade de energia renovável é outro atrativo, embora o estudo alerte para o aumento do consumo energético, que deverá atingir 8,5 TWh até 2031, exigindo um “planeamento cuidadoso” para evitar o congestionamento da rede elétrica. O presidente da Portugal DC, Luís Duarte, afirmou que “Portugal está a passar de uma economia de periferia para ser pivô no cenário europeu e global”. No entanto, o crescimento enfrenta desafios, nomeadamente a falta de talentos qualificados, sendo necessário um esforço concertado na formação profissional para garantir que o país consiga capitalizar esta oportunidade.
Setor dos centros de dados prevê injetar 3,7 mil milhões de euros no PIB português até 2031
Um estudo da associação Portugal DC projeta um impacto económico significativo do setor dos centros de dados em Portugal, prevendo uma contribuição de 3,7 mil milhões de euros para o PIB e a criação de mais de 9.400 empregos diretos e indiretos até 2031. Estes números posicionam o país como um emergente polo digital europeu, impulsionado pela crescente necessidade de soluções digitais e armazenamento em nuvem. O relatório “Data Centers Market Outlook – 2025” revela uma trajetória de crescimento exponencial, partindo de uma contribuição de 160 milhões de euros para o PIB em 2024 e 2.800 empregos atuais. O estudo antecipa investimentos acumulados de cerca de 13 mil milhões de euros até 2031, abrangendo projetos de raiz e remodelações, com especial foco em Lisboa e Sines. A posição geográfica de Portugal, aliada à sua infraestrutura de cabos submarinos e redes de fibra ótica, é apontada como um fator chave que o posiciona como um “digital gateway” entre a Europa, as Américas e África.



Artigos
7
Os preços da habitação registaram novas correções ao longo de 2025, com 15 municípios portugueses a apresentarem descidas anuais significativas, em alguns casos superiores a 15%.

Mais de três milhões de propriedades já estão referenciadas por 158 municípios que recorreram ao Balcão Único do Prédio (BUPi), plataforma nacional de registo e cadastro do território, segundo a contabilização do Governo.

Os sindicatos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, ex-Groundforce, desconvocaram a greve marcada para os dias 31 e 1, após a assinatura de acordos com os accionistas da empresa, validados pelo Governo. The post Greve na SPdH/Menzies desconvocada first appeared on Transportes & Negócios.

A dona da SIC e do Expresso prevê que as receitas se mantenham relativamente estáveis e apresentem uma taxa média de crescimento anual de 0,5%, até 2028, atingindo os 182,1 milhões de euros e um resultado operacional (EBITDA) de 24,3 milhões de euros.





