Adicionalmente, a empresa angariou outros contratos no valor de cerca de 200 milhões de euros, também associados a infraestruturas ferroviárias no país. Com estas novas adjudicações, a carteira de encomendas da Mota-Engil no México ascende a aproximadamente 3,7 mil milhões de euros, marcando um forte crescimento. O setor da construção tem vivido um período favorável na bolsa portuguesa, com a Mota-Engil a duplicar de valor em 2025, impulsionada por grandes projetos de infraestruturas. A notícia dos novos contratos teve um impacto positivo imediato, com as ações da empresa a valorizarem-se na bolsa de Lisboa.
Mota-Engil assegura novos contratos no México superiores a 1.000 milhões de euros
A Mota-Engil, através da sua participada Mota-Engil México, anunciou a assinatura de novos contratos no valor de mais de 1.000 milhões de euros, consolidando a sua carteira de encomendas no país. O maior contrato, de 820 milhões de euros, destina-se à construção de um troço ferroviário estratégico. Numa nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a construtora detalhou que o principal contrato, assinado com a Secretaria de Infraestructura, Comunicaciones y Transportes, contempla o desenho e construção do segundo troço da ligação ferroviária Querétaro-Irapuato, com uma extensão de 70,7 quilómetros. Esta adjudicação sucede à conquista do primeiro troço da mesma obra em agosto, um projeto considerado estratégico dentro do Plano Ferroviário Nacional do México.



Artigos
9Economia
Ver mais
O júri liderado pelo economista Augusto Mateus aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation para adiar até 24 de Novembro o prazo para apresentar uma proposta de compra da Azores Airlines. A notícia foi avançada pela agência Lusa, citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui), que cita uma fonte ligada ao processo. […] O conteúdo Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines aparece primeiro em Presstur.

De acordo com o mais recente boletim do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), referente à semana de 3 a 9 de novembro de 2025, as cotações médias dos borregos registaram aumentos significativos nas principais áreas de mercado do Alentejo. Em Beja, o preço do borrego entre 13 e 21 quilos subiu 0,40 euros […]

O rendimento das famílias na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuou a crescer no segundo trimestre, subindo 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano, mostram dados divulgados pela instituição.

Apesar de registar uma ligeira redução de 1,1% em 2024, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que apresenta o maior volume absoluto de despesa







