Multinacional britânica investe 590 milhões de euros em central solar em Castelo Branco
A Lightsource bp, multinacional britânica do setor da energia, anunciou um investimento de 590 milhões de euros na construção de uma central solar fotovoltaica nos municípios do Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor. O projeto, denominado Sophia, prevê a criação de mais de mil postos de trabalho e terá capacidade para abastecer mais de 370 mil habitações. A central, atualmente em fase de consulta pública e avaliação de impacte ambiental, terá uma capacidade instalada de 867 MWp (Megawatt pico) e uma produção anual prevista de 1.271 GWh. A fase de construção deverá durar três anos e gerar mais de 1.000 empregos diretos e indiretos. O projeto destaca-se por uma forte componente ambiental, que inclui a reconversão de 135 hectares de eucaliptal em povoamentos de sobreiros e azinheiras, com a plantação de cerca de 27 mil exemplares de árvores autóctones. Segundo a empresa, embora seja necessário o abate de 421 sobreiros e 1120 azinheiras isoladas e de pequeno porte, serão plantadas “18 vezes mais” árvores destas espécies. Pedro Fernandes, diretor de planeamento ambiental da Lightsource bp, afirmou que “a plantação de 27 mil novas árvores autóctones é um compromisso real com a regeneração do território”. Com a maturação das plantações, estima-se que a capacidade de retenção de carbono na área do projeto aumente em cerca de 225 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente ao longo dos 40 anos de vida útil da central.



Artigos
9
Os preços da habitação registaram novas correções ao longo de 2025, com 15 municípios portugueses a apresentarem descidas anuais significativas, em alguns casos superiores a 15%.

Mais de três milhões de propriedades já estão referenciadas por 158 municípios que recorreram ao Balcão Único do Prédio (BUPi), plataforma nacional de registo e cadastro do território, segundo a contabilização do Governo.

Os sindicatos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, ex-Groundforce, desconvocaram a greve marcada para os dias 31 e 1, após a assinatura de acordos com os accionistas da empresa, validados pelo Governo. The post Greve na SPdH/Menzies desconvocada first appeared on Transportes & Negócios.

A dona da SIC e do Expresso prevê que as receitas se mantenham relativamente estáveis e apresentem uma taxa média de crescimento anual de 0,5%, até 2028, atingindo os 182,1 milhões de euros e um resultado operacional (EBITDA) de 24,3 milhões de euros.





