Multinacional britânica investe 590 milhões de euros em central solar em Castelo Branco
A Lightsource bp, multinacional britânica do setor da energia, anunciou um investimento de 590 milhões de euros na construção de uma central solar fotovoltaica nos municípios do Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor. O projeto, denominado Sophia, prevê a criação de mais de mil postos de trabalho e terá capacidade para abastecer mais de 370 mil habitações. A central, atualmente em fase de consulta pública e avaliação de impacte ambiental, terá uma capacidade instalada de 867 MWp (Megawatt pico) e uma produção anual prevista de 1.271 GWh. A fase de construção deverá durar três anos e gerar mais de 1.000 empregos diretos e indiretos. O projeto destaca-se por uma forte componente ambiental, que inclui a reconversão de 135 hectares de eucaliptal em povoamentos de sobreiros e azinheiras, com a plantação de cerca de 27 mil exemplares de árvores autóctones. Segundo a empresa, embora seja necessário o abate de 421 sobreiros e 1120 azinheiras isoladas e de pequeno porte, serão plantadas “18 vezes mais” árvores destas espécies. Pedro Fernandes, diretor de planeamento ambiental da Lightsource bp, afirmou que “a plantação de 27 mil novas árvores autóctones é um compromisso real com a regeneração do território”. Com a maturação das plantações, estima-se que a capacidade de retenção de carbono na área do projeto aumente em cerca de 225 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente ao longo dos 40 anos de vida útil da central.



Artigos
9Economia
Ver mais
O júri liderado pelo economista Augusto Mateus aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation para adiar até 24 de Novembro o prazo para apresentar uma proposta de compra da Azores Airlines. A notícia foi avançada pela agência Lusa, citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui), que cita uma fonte ligada ao processo. […] O conteúdo Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines aparece primeiro em Presstur.

De acordo com o mais recente boletim do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), referente à semana de 3 a 9 de novembro de 2025, as cotações médias dos borregos registaram aumentos significativos nas principais áreas de mercado do Alentejo. Em Beja, o preço do borrego entre 13 e 21 quilos subiu 0,40 euros […]

O rendimento das famílias na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuou a crescer no segundo trimestre, subindo 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano, mostram dados divulgados pela instituição.

Apesar de registar uma ligeira redução de 1,1% em 2024, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que apresenta o maior volume absoluto de despesa







