Lucro da Galp Sobe 9% para 973 Milhões de Euros até Setembro
A Galp Energia registou um lucro ajustado recorde de 973 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 9% face ao período homólogo. Os resultados foram impulsionados por um terceiro trimestre excecional, com um lucro de 407 milhões de euros, refletindo o forte desempenho operacional e a recuperação das margens de refinação. O desempenho robusto da petrolífera portuguesa, conforme comunicado à CMVM, foi significativamente influenciado pela produção de petróleo e gás no Brasil, que contribuiu com metade dos resultados do terceiro trimestre. Apesar da desvalorização das cotações do crude, o impacto foi "mais do que compensado" pela recuperação das margens de refinação internacionais e pela elevada disponibilidade do aparelho refinador. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) do terceiro trimestre cresceu 11% para 911 milhões de euros, com quase 80% deste valor a ter origem nas atividades internacionais. No acumulado do ano, o EBITDA atingiu 2,42 mil milhões de euros, uma quebra de 7%. A empresa investiu 273 milhões de euros no trimestre, canalizando dois terços para projetos de transição energética, como a produção de hidrogénio verde e biocombustíveis em Sines, e o restante para o projeto Bacalhau no Brasil, que iniciou a produção em outubro.



Artigos
9
Investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, deram um passo importante rumo a uma produção alimentar mais sustentável, ao identificar um mecanismo biológico que poderá permitir reduzir a dependência da agricultura por fertilizantes artificiais.

Saiba o que procurar na ficha informativa de um PPR e como o prospeto ajuda a comparar produtos, entender custos e tomar melhores decisões. O conteúdo Como ler o prospeto e a ficha informativa de um PPR aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

A empresa de comércio e exploração de pedras do empresário Ricardo Filipe, suspeita de oferecer vantagens ao ex-presidente da Junta de Fátima, Humberto Silva, como bilhetes VIP para jogos de futebol, começou a entrar em colapso e teve de negociar com os credores para viabilizar um plano de recuperação. Curiosamente um dos credores é o clube de futebol Sporting. Sem este processo de revitalização, que vai durar 12 anos, a empresa fechava.

O Instituto Politécnico de Santarém acolheu, nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2025, um novo Encontro Transnacional do projecto europeu TAGIF – Transnational Apprenticeship for Green and Inclusive Futures.






