Contratos de Obras Públicas Quase Duplicam para 6,2 Mil Milhões de Euros
O valor dos contratos de empreitadas de obras públicas em Portugal quase duplicou nos primeiros nove meses do ano, atingindo 6.230 milhões de euros. Este crescimento de 94% face ao período homólogo reflete uma forte aceleração do investimento público, impulsionado significativamente pelo contrato do troço Porto-Oiã da linha ferroviária de alta velocidade. De acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), os contratos celebrados através de concursos públicos atingiram 5.345 milhões de euros, um aumento de 109%, onde o contrato da linha de alta velocidade, no valor de 1.661 milhões de euros, teve um papel central. As empreitadas por ajuste direto também cresceram, embora de forma mais moderada, totalizando 540 milhões de euros, um aumento de 8%. Adicionalmente, entre janeiro e setembro, foram promovidos 6.187 concursos de obras públicas, no valor global de 8.624 milhões de euros, o que representa um aumento de 66% em número e 33% em montante face a 2024. Estes números indicam não só uma execução robusta, mas também uma forte carteira de projetos futuros, sinalizando um período de intenso investimento em infraestruturas no país.



Artigos
9
Investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, deram um passo importante rumo a uma produção alimentar mais sustentável, ao identificar um mecanismo biológico que poderá permitir reduzir a dependência da agricultura por fertilizantes artificiais.

Saiba o que procurar na ficha informativa de um PPR e como o prospeto ajuda a comparar produtos, entender custos e tomar melhores decisões. O conteúdo Como ler o prospeto e a ficha informativa de um PPR aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

A empresa de comércio e exploração de pedras do empresário Ricardo Filipe, suspeita de oferecer vantagens ao ex-presidente da Junta de Fátima, Humberto Silva, como bilhetes VIP para jogos de futebol, começou a entrar em colapso e teve de negociar com os credores para viabilizar um plano de recuperação. Curiosamente um dos credores é o clube de futebol Sporting. Sem este processo de revitalização, que vai durar 12 anos, a empresa fechava.

O Instituto Politécnico de Santarém acolheu, nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2025, um novo Encontro Transnacional do projecto europeu TAGIF – Transnational Apprenticeship for Green and Inclusive Futures.






