Governo Transfere 500 Milhões de Euros para Pagar Dívidas na Saúde
O Governo português autorizou uma transferência de 500 milhões de euros para 42 entidades públicas do setor da saúde, com o objetivo de liquidar dívidas a fornecedores com mais de 90 dias. A medida visa garantir a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e melhorar a sua eficiência operacional, num contexto de crescente pressão sobre as finanças do setor. O despacho, já publicado em Diário da República, abrange 39 Unidades Locais de Saúde (ULS) e os três Institutos Portugueses de Oncologia (IPO). Os montantes devem ser aplicados na liquidação de pagamentos em atraso, por ordem de antiguidade, a fornecedores externos que não possuam dívidas à Autoridade Tributária e à Segurança Social. A ULS de São José, em Lisboa, será a maior beneficiária, recebendo mais de 72,1 milhões de euros, seguida pela ULS de Gaia/Espinho (cerca de 32 milhões) e pela ULS de Santa Maria (perto de 31,3 milhões). O executivo justifica a medida com a necessidade de "garantir a sustentabilidade das entidades do SNS" e sublinha que "a redução sustentada dos prazos de pagamento exige o compromisso e a criação de regras estruturais por cada entidade, que impeçam a acumulação de novos pagamentos em atraso".


Artigos
2
Investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, deram um passo importante rumo a uma produção alimentar mais sustentável, ao identificar um mecanismo biológico que poderá permitir reduzir a dependência da agricultura por fertilizantes artificiais.

Saiba o que procurar na ficha informativa de um PPR e como o prospeto ajuda a comparar produtos, entender custos e tomar melhores decisões. O conteúdo Como ler o prospeto e a ficha informativa de um PPR aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

A empresa de comércio e exploração de pedras do empresário Ricardo Filipe, suspeita de oferecer vantagens ao ex-presidente da Junta de Fátima, Humberto Silva, como bilhetes VIP para jogos de futebol, começou a entrar em colapso e teve de negociar com os credores para viabilizar um plano de recuperação. Curiosamente um dos credores é o clube de futebol Sporting. Sem este processo de revitalização, que vai durar 12 anos, a empresa fechava.

O Instituto Politécnico de Santarém acolheu, nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2025, um novo Encontro Transnacional do projecto europeu TAGIF – Transnational Apprenticeship for Green and Inclusive Futures.






