Este “passo decisivo”, como o descreveu o Ministério das Infraestruturas, define um calendário concreto para um projeto há muito aguardado.
A primeira fase, até 2030, inclui marcos cruciais como a conclusão da nova linha de alta velocidade entre Évora e Caia até 2025, com entrada em operação em 2026.
Do lado espanhol, o troço Plasencia-Talayuela deverá estar operacional até 2028.
Em Portugal, a construção da segunda via entre Poceirão e Bombel está agendada para começar em 2026 e terminar em 2029.
A segunda fase, até 2034, é ainda mais ambiciosa, contemplando a construção da nova linha de alta velocidade Lisboa-Évora, que inclui a Terceira Travessia sobre o Tejo, e a eventual duplicação da linha Évora-Caia.
O projeto visa criar uma alternativa competitiva aos mais de 40 voos diários que ligam as duas capitais, promovendo uma mobilidade mais sustentável.
Adicionalmente, Portugal e Espanha comprometeram-se a avaliar, até 2027, a viabilidade da migração da bitola ibérica para a bitola europeia padrão, um passo fundamental para a interoperabilidade com o resto da Europa.














