As previsões indicam que o preço do gasóleo deverá subir até 4,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95 aumentará até 2 cêntimos por litro. Esta subida ocorre num momento em que os preços médios, segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia, se situam em 1,544 euros por litro para o gasóleo simples e 1,684 euros por litro para a gasolina simples 95. A análise da evolução dos preços desde o início do ano revela que, apesar de flutuações, o gasóleo registou uma descida acumulada, proporcionando uma poupança de cerca de 3,84 euros num depósito de 60 litros. Já a gasolina manteve-se relativamente estável, com uma poupança de apenas 2,22 euros no mesmo cenário.

O aumento dos combustíveis acontece num contexto em que o Governo planeia a eliminação do desconto em vigor no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em 2026.

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, garantiu que esta reversão será feita de forma “o mais gradual possível, de forma a não ter impacto no preço final da gasolina e do gasóleo”. Sarmento lembrou que a medida é uma obrigação da Comissão Europeia, dado que o desconto foi criado como uma medida temporária em 2022, quando o preço do barril de petróleo atingiu valores muito superiores aos atuais.