Este crescimento indica um regresso a um consumo mais expressivo, embora os dados de um estudo da BlackFriday.pt sugiram também uma maior seletividade e prudência por parte dos compradores.
Apesar do aumento do orçamento, o estudo revela uma diminuição nas intenções de compra em quase todas as categorias, com destaque para a Moda (de 58% para 54%) e os Eletrodomésticos (de 37% para 33%). A única categoria em crescimento é a dos brinquedos, que sobe de 12% para 14%, o que sugere uma antecipação das compras de Natal. A análise mostra ainda uma forte concentração das compras durante a "Black Week" (38,4%), que ganha terreno ao "Black November".
Jérôme Amoudruz, CEO da BlackFriday.pt, afirma que "o consumidor português está hoje mais informado e exigente.
A perceção de promoções pouco reais tem levado a uma escolha mais criteriosa".
Outra tendência é o uso crescente de Inteligência Artificial (IA) no processo de compra, com 44,6% dos consumidores a recorrerem a estas ferramentas para comparar preços e obter informações, embora a confiança nelas seja ainda moderada.
A maioria das compras (98%) continua a ser realizada em Portugal.














