Banca Portuguesa Regista Lucros de Quase 4 Mil Milhões de Euros até Setembro
Os cinco maiores bancos a operar em Portugal — Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta, Millennium BCP, Novo Banco e BPI — alcançaram lucros agregados de 3,9 mil milhões de euros nos primeiros nove meses de 2025. Este valor representa uma ligeira descida de 0,33% face ao período homólogo, indicando uma estabilização dos resultados após um período de crescimento exponencial impulsionado pela subida das taxas de juro. A principal razão para esta estagnação foi a queda da margem financeira, que recuou 7,1% para 7,1 mil milhões de euros no conjunto dos cinco bancos, refletindo o impacto dos cortes nas taxas de juro do Banco Central Europeu. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) destacou-se com um lucro recorde de 1,4 mil milhões de euros, um aumento de 2%, impulsionado pela reversão de imparidades. O banco público foi, no entanto, penalizado por uma queda de 9,7% na sua margem financeira. O BCP foi a exceção, registando um aumento de 2,6% na margem. O crescimento do volume de negócio, particularmente no crédito à habitação para jovens com garantia pública, ajudou a compensar a quebra na receita de juros. A carteira de crédito total cresceu, em média, mais de 6%, demonstrando a resiliência da procura. Apesar da pressão sobre a rentabilidade, os bancos mantiveram rácios de eficiência sólidos e baixos níveis de crédito malparado, com a CGD a reportar um rácio de NPL de 1,55%.



Artigos
5
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






