Apesar do ganho de poder de compra, os dados indicam uma desaceleração no ritmo de crescimento dos salários em comparação com o trimestre anterior, quando o aumento homólogo tinha sido de 6%. A análise por setores de atividade revela que os maiores aumentos foram observados na "agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca", com uma subida de 13%. O setor privado viu os salários aumentarem 5,4%, enquanto as empresas de "alta tecnologia industrial" registaram uma subida de 7,9%. Em contraste, o rendimento líquido dos militares destacou-se com um aumento médio de 22,69%, elevando o salário médio limpo de 1.622 euros para 1.990 euros, uma variação significativamente superior à média nacional.
Salário Médio Bruto Sobe para 1.615 Euros no Terceiro Trimestre
A remuneração bruta mensal média por trabalhador em Portugal aumentou para 1.615 euros no terceiro trimestre de 2025, o que representa uma subida homóloga de 5,3%. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), este aumento traduziu-se num ganho real de poder de compra de 2,6%, após descontada a inflação. A análise do INE abrange 4,9 milhões de postos de trabalho, um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período de 2024. As componentes regular e base da remuneração também registaram subidas de 5,4%, fixando-se em 1.366 euros e 1.279 euros, respetivamente. Em termos reais, estas componentes aumentaram 2,7%.



Artigos
5
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






