Os beneficiários da medida teriam de possuir um dispositivo Via Verde no veículo.
PS Propõe Isenção de Portagens no Alentejo com Custo Anual de 20,5 Milhões de Euros
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) apresentou uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 que visa isentar do pagamento de portagens os residentes e as empresas com sede no Alentejo que utilizem a autoestrada A6 e os troços da A2 que servem a região. A medida, que o partido descreve como um ato de "justiça territorial", tem um custo anual estimado em 20,5 milhões de euros. Os cálculos do PS baseiam-se numa estimativa de tráfego médio diário de 7.000 veículos na A6 e 17.500 na A2, o que corresponderia a receitas anuais de 45 milhões e 115 milhões de euros, respetivamente. O partido assume que 20% do tráfego da A6 e 10% do tráfego da A2 são efetuados por residentes, chegando assim ao valor de 20,5 milhões de euros de perda de receita. O deputado Frederico Francisco adiantou que, dado que o Governo teria 100 dias para implementar a proposta, o impacto orçamental real em 2026 seria de aproximadamente 15 milhões de euros. Politicamente, o PS antecipa que a proposta seja aprovada na especialidade, contando com o apoio de outros partidos como o Chega, que também são favoráveis à eliminação de portagens, apesar da oposição esperada dos partidos que apoiam o Governo (PSD e CDS-PP). O PSD já solicitou à Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) uma avaliação do impacto desta proposta.



Artigos
5
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






