Este crescimento, divulgado pelo Banco de Portugal, reflete uma maior procura por financiamento por parte das famílias, impulsionada principalmente pelo crédito automóvel. Depois de uma desaceleração em agosto, o regresso às aulas em setembro parece ter reavivado a procura por crédito. O segmento de crédito automóvel foi o que mais se destacou, com uma subida homóloga de 13,5% para 307,3 milhões de euros, num total de 19.981 novos contratos. O crédito pessoal, que continua a ser a maior fatia do financiamento ao consumo, cresceu 7,4% para 336,4 milhões de euros. Já a categoria de cartões de crédito e descobertos autorizados avançou 6,7%, atingindo 121,4 milhões de euros. No total, foram celebrados 142.815 novos contratos de crédito em setembro, um aumento de 4,1% face ao mesmo mês de 2024. A aceleração do crédito ao consumo ocorre num contexto de crescimento económico suportado pelo consumo privado, que, segundo o Banco de Portugal, deverá crescer 3,3% em 2025. A subida do emprego, o aumento dos salários e a descida das taxas de juro são fatores que contribuem para que as famílias se sintam mais confortáveis para contrair novas dívidas, apesar de a inflação continuar a pressionar o poder de compra.
Crédito ao Consumo Acelera com Aumento de 9,9% em Setembro
O montante de novos créditos aos consumidores aumentou 9,9% em setembro, em termos homólogos, totalizando 765 milhões de euros.



Artigos
9
Pode parecer blasfémia, mas a verdade é que a fast food norte-americana ousou invadir a terra do leitão. A McDonald’s acaba de reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de mais um restaurante, desta vez na Mealhada. Inaugurado a 22 de dezembro na principal avenida salpicada com restaurantes dedicados ao leitão, no 142 […] O conteúdo Leitão ou cheeseburger? Abriu mais um McDonald’s no centro do País aparece primeiro em NiT.

Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após a assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.

Nova fase das candidaturas arranca com mais dinheiro, mas também com mais apoios. Carros 100% elétricos arrebatam quase dois terços da dotação do Fundo Ambiental.






