A sociedade de capital de risco Lince Capital ultrapassou os 140 milhões de euros de investimento em startups e anunciou o lançamento do seu quinto fundo, o Lince Innovation Fund V. Este novo veículo de investimento terá um capital-alvo de 20 milhões de euros e focará-se em empresas portuguesas dos setores da tecnologia e da saúde. A gestora consolida assim a sua posição como uma das principais operadoras privadas de capital de risco em Portugal. Nos últimos cinco anos, a Lince Capital já investiu em 36 empresas de base tecnológica e de investigação e desenvolvimento, das quais 34 são de origem nacional.
O portefólio inclui nomes de destaque no ecossistema português, como os unicórnios Sword Health e Feedzai, bem como outras startups com presença global como a Coverflex, iLoF e Nutrium.
Os dois primeiros fundos da gestora, LIF I e LIF II, encontram-se já totalmente alocados.
Tomás Lavin Peixe, Head of Venture Capital da Lince Capital, afirmou que o marco dos 140 milhões de euros "confirma a confiança dos investidores e a dinâmica do ecossistema de venture capital português". O novo fundo terá uma duração de 10 anos e um período de investimento de três anos, reforçando a aposta da Lince Capital em projetos nacionais com potencial de crescimento internacional. A empresa, que conta com uma equipa de seis profissionais dedicados ao venture capital, atraiu mais de 800 investidores nacionais e estrangeiros para os seus fundos de inovação.
Em resumoA Lince Capital atingiu um marco de 140 milhões de euros investidos em 36 startups, maioritariamente portuguesas, incluindo os unicórnios Sword Health e Feedzai. A gestora anunciou também o lançamento de um novo fundo de 20 milhões de euros para apoiar empresas de tecnologia e saúde.